6 passos para não ser hackeado no Facebook

Se você acredita que é imune aos ataques de hackers no Facebook, pense de novo. Todos são alvos em potencial – desde avós que postam ocasionalmente, pessoas que verificam grupos locais e até os membros da Geração Z, que acreditam ser capazes de detectar uma farsa de longe. Uma questão comum que surge em sites especializados é a pergunta: “Minha conta do Facebook foi hackeada, como posso recuperá-la?”. A boa notícia é que existem medidas preventivas que você pode adotar agora. É mil vezes mais fácil prevenir um ataque do que remediar os danos depois.

1. Ative a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma ferramenta valiosa de segurança. Ao ativá-la, será necessário inserir um código especial além de sua senha ao fazer login em um novo dispositivo. Mesmo que um hacker tenha acesso ao seu e-mail e senha, ele não conseguirá acessar sua conta sem esse código.

2. Mantenha o seu e-mail atualizado

Se o Facebook possuir apenas um endereço de e-mail antigo e inativo seu, será quase impossível redefinir sua senha em caso de emergência. Portanto, certifique-se de que o site tenha seu endereço de e-mail atual.

3. Renove senhas fracas e armazene as seguras

Mesmo com a autenticação de dois fatores, boas senhas são essenciais. Sua senha do Facebook deve ser única e não deve ser a mesma utilizada em outros serviços. Para aumentar a segurança, use um gerenciador de senhas como 1Password. E não esqueça de verificar se sua senha já foi comprometida em algum ataque hacker usando serviços como o “Firefox Monitor” ou o “Have I Been Pwned”.

4. Saiba reconhecer um golpe

Todo o aparato de segurança não serve de nada se você cair em um golpe bem articulado. Não confie cegamente em mensagens de pessoas pedindo ajuda, códigos de segurança, dinheiro ou informações pessoais. Nunca compartilhe suas credenciais ou códigos de autenticação de dois fatores. Sempre desconfie de links que levam à página de login do Facebook.

5. Ative alertas de login

Ao ativar essa função, você receberá um alerta toda vez que sua conta for acessada. Para ativar, vá para Configurações e privacidade → Configurações → Central de contas → Senha e segurança → Alertas de login.

6. Tenha um plano alternativo

Um ataque hacker pode significar mais do que apenas inconveniência – pode significar a perda de conexões valiosas. Faça o backup de sua conta no Facebook para ter um registro de todas as suas postagens e informações. Os proprietários de pequenas empresas devem garantir uma presença adicional na Internet além do Facebook, como um perfil comercial no Google.

Dito isto, mantenha-se seguro, seja proativo e proteja sua presença online!

Fonte: The Washington Post