Desenvolvido e distribuído pela Ubisoft, Prince of Persia: The Lost Crown iniciou o ano de 2024 com notas altíssimas, revivendo uma franquia que não recebia um novo jogo desde 2010.

Além de uma direção artística incrível, o jogo apresenta uma otimização maravilhosa, seja nos consoles ou no PC. Nesse contexto, tivemos a oportunidade de experimentar as versões de PC e Switch do jogo, trazendo um comparativo gráfico do game e algumas curiosidades sobre a tecnologia do jogo.

É possível notar a diferença na qualidade das texturas, algo já esperado para o hardware do Switch se comparado ao PC. Também é válido notar que a versão de Switch roda em uma resolução de 1080p com uma taxa de 60 FPS, quando o Switch está em seu Dock

Desempenho

Prince of Persia: The Lost Crown consegue manter uma taxa de quadros bastante sólida sem nenhuma queda em um hardware bem simples como o do Switch, sem nenhuma perda gigante de gráficos e efeitos se comparado ao PC

Desenvolvimento

Engine

Diferente da maioria dos jogos da Ubisoft que usam uma Engine proprietária em seu desenvolvimento, Prince of Persia: The Lost Crown, utilizou da Unity Engine. O que acabou facilitando a otimização do jogo para diversas plataformas.

Switch

Uma das coisas mais interessantes do Switch é a maneira como os jogos funcionam no console, e Prince of Persia não foi exceção.

Com dois modos de uso do Switch, o jogo apresenta praticamente duas qualidades gráficas diferentes. Não que sejam muito distintas, mas existem algumas mudanças sutis além da resolução.

PC

O uso da Unity como engine permitiu um nível de otimização sem perda de qualidade gráfica impressionante no PC, dando a possibilidade de hardwares mais simples e antigos aproveitarem ao máximo o jogo sem uma perda de qualidade significativa.

Opinião

Depois de analisar em diferentes hardwares, tive uma certeza, o Switch é o melhor lugar para jogar Prince of Persia: The Lost Crown.

Mas qual é motivo disto? Simples, como o jogo não perde tanta qualidade gráfica e o Switch ser um hardware híbrido, o console se torna o melhor lugar para jogar, mesmo com as “vantagens gráficas” do PC.