Em uma demonstração de solidariedade, mais de 30 líderes de comunidades de Pokémon GO no Brasil mobilizaram seus grupos para arrecadar alimentos e itens de primeira necessidade. Esses esforços foram direcionados para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade após as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em abril, bem como para apoiar várias organizações não governamentais.
Desde o Dia Comunitário de maio, iniciativas em 33 cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Sorocaba e Belo Horizonte, reuniram 700 kg de alimentos não perecíveis, além de roupas, itens de higiene e limpeza. Esses itens foram enviados para o RS.
Rafael Rocha, líder da comunidade no Rio de Janeiro, disse que a mobilização continuará nas próximas semanas. “Queremos arrecadar mais produtos de higiene pessoal, pois notamos uma carência nesse tipo de doação. No Dia Comunitário do Bounsweet (maio), o Rio arrecadou cerca de 105 kg de alimentos, além de roupas, mas estamos engajados em continuar ajudando o RS”, explicou.
Jéssica Simões, líder da comunidade em Brasília, contou que em sua cidade foi organizado um “PIX Day”, onde o dinheiro arrecadado foi usado para comprar cobertores para os afetados pelas enchentes. Além disso, foi realizada uma coleta de roupas, calçados e outros itens nas casas de alguns voluntários para serem entregues na Base Aérea.
Jogadores em Serra/ES e Belo Horizonte/MG enviaram 700kg de alimentos para o Sul. Foto/Reprodução: Niantic Brasil
Além das doações presenciais, grandes nomes de Pokémon GO de todo o Brasil se reuniram em uma transmissão ao vivo solidária no canal Jogada Excelente com o objetivo de arrecadar fundos também direcionados ao Rio Grande do Sul. A transmissão, que durou quatro horas, contou com mais de 1.500 espectadores e arrecadou mais de R$ 3.000, que foram enviados para instituições que atendem pessoas em condições de risco.