A tão aguardada versão para PC de The Last of Us Part 1 foi lançada pela Naughty Dog em parceria com a desenvolvedora Iron Galaxy na Steam e na Epic Games Store em 28 de março. No entanto, o lançamento não foi tão suave quanto os fãs esperavam.
A versão para PC do jogo recebeu críticas severas em seu lançamento devido ao seu baixo desempenho e frequentes falhas. Muitos jogadores relataram problemas de desempenho, como a alta utilização da CPU no menu principal e o consumo de mais de 8 GB de VRAM nas configurações médias, além de falhas durante a jogabilidade.
As críticas negativas na Steam são numerosas, com vários jogadores expressando sua insatisfação com o porte para PC. “Terrível otimização”, diz uma das críticas marcadas como “mais útil”. Outro usuário, que expressou sua admiração pelo jogo, comentou sobre a má otimização, dizendo: “Eu amo muito este jogo. Já comprei este jogo três vezes diferentes … Então é triste dizer que este jogo está horrivelmente otimizado para PC”.
De forma incomum para um jogo da Sony Interactive Entertainment, não houve críticas para The Last of US Part 1 no PC publicadas no Metacritic no dia de lançamento, sugerindo que a imprensa ou não recebeu códigos de análise, ou recebeu-os muito tarde.
O portal Safe Zone também experimentou o jogo e relatou problemas como mais de uma hora para renderizar os shaders, um alto consumo de VRAM mesmo no menu principal e problemas na jogabilidade, como perda dos efeitos dos shaders, carregamentos demorados e um jogo com aparência opaca e sem vida.
Jogo cedido gentilmente pela AMD Brasil
Para os fãs da saga e para quem aguardava ansiosamente a versão para PC do jogo, infelizmente ainda não é o momento ideal para jogá-lo. A única opção é aguardar atualizações futuras para corrigir o jogo e torná-lo jogável no PC.