A AMD está trabalhando no suporte do ROCm para o sistema operacional Windows. A empresa anunciou que irá permitir o uso do ROCm no Windows, além de adicionar suporte para algumas GPUs Radeon voltadas para jogos.
O ROCm (Radeon Open Compute Platform) é uma plataforma de software para programação de GPUs. Ela trabalha em vários domínios, servindo como uma espinha dorsal para computação HPC, IA ou OpenCL. A plataforma fornece acesso a vários modelos e ferramentas de programação que podem simplificar e acelerar a carga de trabalho. A AMD também fornece acesso ao HIP, um tempo de execução C++ que pode facilmente executar o código CUDA em GPUs AMD.
O ROCm é atualmente utilizado com sucesso nos supercomputadores mais poderosos do mundo, como El Captain ou Frontier. Ambos os sistemas executam sistemas operacionais Linux, mas uma implantação tão grande não oferece a mesma experiência que a computação geral em um único sistema. No entanto, a AMD está trabalhando para trazer suporte do ROCm para o sistema operacional Windows. O anúncio foi feito em uma documentação para o ROCm 5.6.0 Alpha, que agora está escondida atrás de uma página de login, indicando que as notícias sobre o suporte para Windows não deveriam ter sido divulgadas ainda.
Fontes: Videocardz / AMD / HWTraveler
A lista de suporte de hardware para o ROCm no Windows é conservadora, já que os desenvolvedores ainda estão trabalhando na verificação de outras GPUs. Curiosamente, GPUs como a Radeon RX 6900 XT ou a RX 6600 estão na lista. Na verdade, até mesmo a R9 Fury com memória HBM suporta a biblioteca de programação, mas apenas o suporte para Linux é listado atualmente.
Fonte: VideocardZ