A Sega Sammy Holdings confirmou a aquisição da desenvolvedora finlandesa Rovio, criadora do popular jogo para celular Angry Birds, por US$ 766 milhões. A oferta foi aceita pela Rovio como uma “aquisição amigável”, e a transação deverá ser concluída até o segundo trimestre do ano fiscal de 2024, ou seja, setembro de 2023.
A Sega planeja fazer uma “oferta pública de aquisição” para adquirir “a totalidade das ações e opções em aberto da Rovio”, segundo um comunicado oficial da empresa. Com a aquisição, a Sega pretende reforçar seu próprio portfólio de jogos para dispositivos móveis e usar o “conhecimento distinto da Rovio em operação de jogos para dispositivos móveis” para levar seus títulos atuais e novos para o mercado global de jogos para celulares.
Além disso, a Sega pretende apoiar a Rovio em sua expansão para além dos jogos para dispositivos móveis. “A Rovio está buscando expandir sua plataforma para além dos jogos para dispositivos móveis, e a Sega buscará ativamente apoiar esse processo por meio de suas capacidades”, disse a empresa em comunicado.
O presidente e CEO do grupo Sega Sammy Holdings, Haruki Satomi, afirmou que o mercado global de jogos está em rápida expansão, com o mercado de jogos para dispositivos móveis tendo um potencial especialmente alto. Ele se sente abençoado por anunciar a transação com a Rovio, empresa que possui Angry Birds, amado em todo o mundo, e muitos funcionários talentosos que suportam o desenvolvimento e a operação de jogos para dispositivos móveis.
Satomi também afirmou que a combinação das marcas, personagens, base de fãs, cultura corporativa e funcionalidades de ambas as empresas criará sinergias significativas no futuro.
O CEO da Rovio, Alexandre Pelletier-Normand, afirmou que é uma honra fazer parte da empresa e ver o crescimento contínuo de Angry Birds, bem como a liderança da empresa no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis. Ele afirmou ainda que a missão da Rovio é “criar alegria” e que está entusiasmado com a ideia de usar a experiência e as ferramentas da empresa para levar ainda mais alegria aos jogadores, ampliando as IPs vibrantes da Rovio e da Sega.
Agora nos resta esperar por uma participação especial do Sonic em Angry Birds.