A Comissão Europeia aprovou a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft! O negócio de US$ 69 bilhões foi investigado pela Comissão, que determinou que a transação não prejudicaria os consoles rivais e outros serviços de assinatura de jogos, mas poderia afetar a competição na distribuição de jogos por meio de serviços de streaming de jogos na nuvem e no fornecimento de sistemas operacionais para PC.
A aprovação veio com algumas condições: a Microsoft deverá se comprometer com licenças gratuitas para os consumidores da EEA, que permitirão que eles transmitam qualquer jogo atual e futuro da Activision Blizzard em qualquer serviço de streaming de jogos na nuvem de sua escolha, por 10 anos. Além disso, as empresas de serviços de streaming de jogos na nuvem também terão uma licença gratuita correspondente para permitir que os jogadores baseados na EEA transmitam qualquer jogo da Activision Blizzard.
Para garantir o cumprimento dessas condições, um administrador independente supervisionará a implementação dessas soluções. Segundo a Comissão, essas medidas “abordam completamente as preocupações de competição identificadas pela Comissão e representam uma melhoria significativa para jogos na nuvem em comparação com a situação atual”.
A fusão também já foi aprovada em outros países, incluindo Arábia Saudita, Brasil, Sérvia, Chile, Japão, África do Sul e Ucrânia.