Sob pressão global para minimizar a poluição atmosférica e combater as mudanças climáticas, a Uber está se juntando à Ford em uma nova iniciativa voltada para a locação de veículos elétricos a motoristas de sua plataforma. Essa parceria alinha-se à estratégia da Ford de potencializar o uso de seus Mustang Mach-E, ao mesmo tempo em que a empresa investe bilhões de dólares na produção de veículos elétricos (EVs).
Intitulado “Ford Drive”, o novo programa permitirá que motoristas do Uber aluguem um Mustang Mach-E por períodos flexíveis – um ou quatro meses – a depender do local. A proposta vai além: segundo a Ford, o veículo é entregue ao motorista em duas semanas, com a gestão de pagamentos e serviços realizada através do aplicativo Ford Drive. Em cada cidade, a equipe do programa trabalha junto aos revendedores locais para adquirir uma frota de Mach-Es, e a manutenção dos veículos é realizada pelas concessionárias.
No entanto, o lançamento do programa não será imediato e amplo. A princípio, a iniciativa será testada em três cidades americanas: San Diego, Los Angeles e San Francisco. A Ford já iniciou o projeto em San Diego, com a locação de 150 EVs para motoristas do Uber em 2022. A Califórnia é o maior mercado de EVs nos Estados Unidos e apresenta a maior quantidade de veículos elétricos operando na plataforma de carona do Uber.
Desde o ano passado, a Uber vem operando seu próprio serviço de carona EV em dezenas de cidades. Apenas EVs premium, como Tesla, Polestar e o Ford Mustang Mach-E, são considerados elegíveis para o serviço “Comfort Electric“. Este novo empreendimento se junta a outra oferta da empresa, o “Uber Green”, que proporciona aos motoristas uma taxa extra para o uso de veículos elétricos.
A parceria com a Uber é a segunda grande colaboração anunciada pela Ford em um curto espaço de tempo. Recentemente, a montadora americana informou que adotaria o padrão de carregamento da Tesla para EVs, buscando expandir o acesso à ampla rede de carregamento da empresa de Elon Musk para os proprietários de veículos elétricos Ford.
Fonte: The Verge