Hoje marca o fim de mais duas lojas de jogos digitais, as eShops do Wii U e do 3DS. Uma vez que elas fecharem, não será mais possível comprar jogos digitais em nenhuma das duas lojas.
A Nintendo tem gradualmente desativado componentes de cada loja nos últimos meses, e hoje marca o passo final, no qual as compras não estarão mais disponíveis. A Nintendo removeu o suporte a cartões de crédito das eShops do 3DS e do Wii U no ano passado, seguido pela capacidade de usar cartões pré-pagos da eShop.
Atualmente, a única maneira dos jogadores adicionarem créditos em suas contas do 3DS ou Wii U é mesclando sua Nintendo Network ID (usada para o Wii U e o 3DS) com sua conta da Nintendo (usada para o Switch) e, em seguida, recarregando a conta do Switch.
No entanto, uma vez que a loja fechar hoje, os usuários não poderão comprar nada, mesmo com saldo compartilhado.
Qualquer jogador que tenha dinheiro restante em sua conta do Wii U ou 3DS após o fechamento das eShops terá até março de 2024 para mesclar com sua conta da Nintendo, para que o saldo possa ser usado na eShop do Switch. “Mesmo após 27 de março de 2023 e para o futuro previsível, ainda será possível baixar jogos e DLCs, receber atualizações de software e desfrutar de jogos online no Wii U e na família de sistemas Nintendo 3DS”, disse a Nintendo. Alguns dos exclusivos para download do Wii U que desaparecerão para sempre incluem Affordable Space Adventures, Amiibo Tap: Nintendo’s Greatest Bits, Chasing Aurora, Dr. Luigi, The Letter, Mini Mario & Friends: Amiibo Challenge, Pokémon Rumble U, Pushmo World (Pullblox World na Europa) e Shut the Box.
No 3DS, a lista de jogos que desaparecerão é ainda maior. Eles incluem relançamentos em 3D de vários jogos clássicos, incluindo a série 3D Classics da Nintendo, que oferecia versões estereoscópicas de jogos como Excitebike, Kid Icarus e Kirby’s Adventure.
Por fim, o fechamento das eShops do Wii U e do 3DS também significará o término dos últimos sistemas a suportar o serviço Virtual Console. Depois disso, os únicos jogos retrô fornecidos pela Nintendo serão aqueles disponíveis nos vários aplicativos do Switch Online.