Nível de Desafio: O jogo possui cinco níveis de dificuldade: Modo História, Normal, Moderado, Difícil e Titã.
Interatividade: A interatividade com o mundo é linear. Mesmo você podendo explorar os mapas, não é possível, por exemplo, subir montanhas ou fazer algo no mar. Você apenas poderá caminhar em direções sem obstáculos, e o mini-mapa mostrará para que lado fica sua jornada em cada missão.
Novo Recurso: Sistema de Prioridade de Aldeões
Fornece um novo nível de automação para os aldeões, o que reduz significativamente a carga cognitiva frequentemente imposta aos jogadores nesse tipo de jogo. Por meio de uma variedade de predefinições e configurações personalizadas, os jogadores podem atribuir a todos os seus aldeões o foco em diversas áreas de coleta de recursos com apenas um toque de botão. A coleta de recursos será então gerenciada pelo Sistema de Prioridade de Aldeões.
Novo Recurso: Poderes Divinos Reutilizáveis
Os Poderes Divinos podem ser reutilizados várias vezes, em vez de serem habilidades únicas, como no jogo original. Seja invocando poderosas tempestades de raios ou terremotos devastadores, a diversão mitológica agora é infinita com este novo recurso.
Recurso de Eras: Ao longo do jogo, há quatro Eras principais: Arcaica, Clássica, Heróica e Mítica. Avançar para uma nova Era permite que os jogadores desbloqueiem novas tecnologias, unidades militares, melhorias para construções e soldados, além de conceder acesso a deuses menores, que oferecem poderes divinos e novas habilidades para o jogador. Esses avanços são essenciais para fortalecer o exército, melhorar a economia e ter acesso a recursos mais poderosos durante a partida.
Adendos importantes: Era Maravilha, uma nova era para a franquia. Construa a maravilha da sua civilização, e os poderes divinos se tornam mais baratos. Isso leva a finais mais dramáticos e caos no campo de batalha.