Amazon negocia oferecer serviço móvel gratuito para usuários Prime

Novidade, por enquanto, se restringirá aos usuários dos EUA
Amazon

A Amazon.com está em negociações com operadoras de telefonia móvel para oferecer um serviço de baixo custo, ou até mesmo gratuito, para assinantes do Prime, segundo fontes que revelaram o fato a agência de notícias Bloomberg. O serviço, contudo, pelo menos a princípio, se restringiria ao território americano.

As conversas, que já duram entre seis e oito semanas, envolvem gigantes do setor, como Verizon Communications, T-Mobile US e Dish Network, na busca pelo menor preço de atacado possível. Com isso, a Amazon poderia fornecer planos móveis aos membros Prime por US$ 10 mensais, ou mesmo gratuitamente, fortalecendo a fidelidade entre seus clientes mais ativos.

Após a divulgação das negociações, as ações da Dish subiram 8,4% nas comercializações pré-mercado na sexta-feira (02), enquanto Verizon, AT&T e T-Mobile registraram queda de mais de 5%.

Amazon / Prime

Embora o plano possa demorar alguns meses para ser lançado e ainda corra o risco de ser descartado, sua realização tem o potencial de redefinir o mercado de telefonia móvel. “Estamos sempre explorando a adição de mais benefícios para os membros Prime, mas não temos planos de adicionar wireless neste momento”, disse a porta-voz da Amazon, Maggie Sivon.

O ingresso da Amazon no setor móvel pode significar um impulso bem-vindo à receita de atacado das operadoras e uma maneira de atrair mais tráfego para as redes 5G recém-expandidas. No entanto, há o risco de prejudicar o mercado caso o serviço móvel Prime se popularize e comece a afetar a base de clientes das grandes operadoras.

A Dish, por sua vez, parece ser a que mais tem a ganhar com um possível acordo. A empresa de TV por satélite, que enfrenta uma carga considerável de dívidas, está tentando se transformar em uma operadora sem fio baseada em nuvem, capaz de competir com Verizon e AT&T.

Amazon / Prime

A Amazon já fez diversas investidas no setor wireless. Em 2014, lançou o Fire Phone, mas o produto foi descontinuado um ano depois. A empresa também planeja testar um serviço de internet via satélite, chamado Project Kuiper, no próximo ano.

Este movimento da Amazon no mercado de telefonia móvel, atuando como uma operadora de rede móvel virtual (MVNO), poderia evitar enormes custos de construção de sua própria rede móvel. No entanto, o histórico de MVNOs é misto, com marcas como ESPN Mobile e Virgin Mobile fracassando, enquanto o Google Fi, da Alphabet Inc., conta atualmente com cerca de 2 milhões de clientes.

As implicações para o mercado de telefonia móvel são significativas, pois a entrada da Amazon no setor pode facilmente reduzir o poder de precificação das três grandes operadoras norte-americanas. Com o Prime wireless, a Amazon poderia se tornar uma nova grande marca, revendendo serviços móveis a preços atraentes para seus membros Prime.

Fonte: Bloomberg