E aí, galera da Safe Zone! Aqui é o Cris e você acabou de cair na zona do entretenimento.
Há alguns dias, assistindo a vídeos no YouTube enquanto baixava um jogo, acabei achando uma thumbnail que me chamou a atenção e fui surpreendido ao abrir o vídeo.
A thumbnail era do curta “Contra-Filé”, um curta animado em stop motion produzido por brasileiros. Não vou negar que fiquei com o pé atrás por não ver muitas animações brasileiras, mas estava muito enganado.
Em seus 14 minutos de duração, a história do curta, por mais que um pouco confusa, é bastante interessante. Acompanha um personagem sem nome tentando comprar carne para forjar a própria morte, pois está sendo perseguido por credores. Mas o foco é no açougue em que ele vai comprar a carne. Enquanto ele espera na fila, os funcionários conversam entre si em papos bizarros e muito engraçados. Sério, o roteiro inteiro é totalmente bizarro, mas fenomenal, principalmente o clímax final.
Os bonecos de silicone usados na animação têm um design no mínimo diferente, para não dizer creepy, mas funcionam bastante, tornando a obra um pouco escrachada e única.
Acho que essa é a ideia de Pedro Luá, animador e criador dessa obra linda, trazer aos espectadores esse misto de sentimentos e visão para a obra. É incrível como essa junção de bonecos estranhos, roteiro mais estranho ainda e muita violência funciona perfeitamente, lembrando muito os filmes animados de Tim Burton. O humor trazido à obra com os personagens do açougue completa a mesma de forma genial, causando grande impacto e deixando o espectador preso à tela nesses 14 minutos.
Para uma obra feita há dois anos, ela envelheceu bem. É triste que nunca tinha ouvido falar desse curta até esbarrar nele, mas, como já diz o ditado, “nunca julgue um livro pela capa”. Como eu cometi esse erro, vou deixar essa obra abaixo para vocês poderem assistir.