A experiência de jogo em “Control” é centrada na exploração da “Casa Mais Antiga”, a sede do Federal Bureau of Control (FBC). Esta estrutura brutalista e em constante mutação serve como um vasto playground para os jogadores. A Casa Mais Antiga é dividida em vários setores, cada um com sua própria estética e desafios. A exploração é fundamental, incentivando os jogadores a descobrir segredos, documentos e objetos de poder que revelam mais sobre a história e o universo do jogo.
A estrutura metroidvania do jogo significa que muitas áreas inicialmente inacessíveis se tornam exploráveis à medida que Jesse adquire novas habilidades e chaves. Isso incentiva a revisitação de áreas anteriores para descobrir novos segredos e completar missões secundárias.
O combate em “Control” é um dos aspectos mais inovadores e emocionantes do jogo. Jesse Faden, a protagonista, utiliza a “Arma de Serviço”, uma arma metamórfica que pode se transformar em diferentes tipos de armas, como pistola, espingarda e metralhadora. Esta versatilidade é essencial para enfrentar as diversas ameaças representadas pelo Ruído.
Além das armas, Jesse possui uma série de poderes sobrenaturais que ela pode utilizar em combate. Essas habilidades incluem:
Telecinese: Permite a Jesse lançar objetos, como móveis e destroços, nos inimigos.
Levitação: Permite que Jesse flutue no ar, dando-lhe uma vantagem tática em combate e acesso a áreas de difícil alcance.
Escudo: Cria uma barreira de detritos que protege Jesse de ataques inimigos.
Dominação Mental: Permite a Jesse controlar inimigos corrompidos, fazendo-os lutar ao seu lado temporariamente.
A combinação dessas habilidades com o uso estratégico da Arma de Serviço cria um sistema de combate fluido e dinâmico, onde os jogadores devem constantemente adaptar suas táticas para enfrentar as ameaças variadas e frequentemente desafiadoras do jogo.
“Control” apresenta uma mistura de missões principais e secundárias que enriquecem a experiência de jogo. As missões principais avançam a narrativa central, enquanto as secundárias oferecem oportunidades de explorar mais a fundo o universo do jogo, desbloquear novas habilidades e obter recompensas adicionais. Essas missões frequentemente envolvem resolver quebra-cabeças ambientais, derrotar chefes poderosos e descobrir segredos escondidos na Casa Mais Antiga.
A progressão no jogo é marcada pelo ganho de habilidades e melhorias para a Arma de Serviço. Os jogadores podem encontrar pontos de controle, que servem como checkpoints e locais de atualização onde Jesse pode gastar pontos de habilidade para melhorar seus poderes e a eficácia de sua arma.