A Samsung desistiu de seus planos de tornar o Bing, da Microsoft, o mecanismo de pesquisa padrão em seu navegador interno. A informação é de um relatório do The Wall Street Journal, foi publicizada pelo site especializado The Verge, mas já havia sido antecipada pelo Safe Zone Games.
Durante muito tempo, o Google tem sido o mecanismo de busca padrão no navegador de internet da Samsung, que vem pré-instalado nos telefones da marca. Entretanto, a fabricante sul-coreana considerou a possibilidade de mudar para o Bing, o que surpreendeu e chocou os funcionários do Google, colocando em risco a receita anual de cerca de US$ 3 bilhões que a empresa de Mountain View recebe deste acordo, como noticiado no mês passado pelo The New York Times.
Segundo o relatório do The Wall Street Journal, a Samsung acreditava que a mudança para o Bing não causaria muita interrupção, considerando que a maioria dos usuários de smartphones Samsung não utiliza o navegador interno. No entanto, a empresa decidiu se afastar da mudança devido a preocupações relacionadas ao impacto no seu relacionamento com o Google e a percepção do mercado sobre a alteração.
Não se sabe ao certo o motivo pelo qual a Samsung considerou a mudança para o Bing, mas especula-se que a rápida expansão da Microsoft no campo da Inteligência Artificial possa ter desempenhado um papel importante. Enquanto isso, nas últimas semanas, o Google tem intensificado seus esforços para incorporar recursos baseados em IA em seu mecanismo de pesquisa e disponibilizou o chatbot Bard para todos que não estão em sua lista de espera.
Ainda que a Samsung tenha decidido permanecer com o Google por ora, o The Wall Street Journal informa que a porta não está permanentemente fechada para uma possível adoção do Bing como seu mecanismo de busca padrão no futuro.