Boa parte das DLCs que a FromSoftware desenvolve tem um conteúdo bem mais desafiador por padrão, já que elas são desenvolvidas pensando nos jogadores que já finalizaram o game e estão com seus personagens devidamente preparados e bem mais fortes.
Normalmente, os inimigos seriam bem mais fortes por padrão, tendo mais vida e causando mais dano. Ou seja, um jogador que acabou de começar a campanha no jogo base teria o triplo de dificuldade daquele que joga há mais tempo. Porém, a FromSoftware teve a ideia de separar o nível da DLC e do jogo base, fazendo com que tanto o jogador no nível 200 quanto no nível 50 tenham experiências parecidas.
No entanto, o jogador no nível 200 ainda assim vai ter um pouco mais de facilidade por conta dos status de resistência a efeitos negativos ou da quantidade de peso que ele consegue carregar.
Para subir o nível da DLC é necessário coletar dois itens diferentes. Um deles é responsável por fortalecer o seu personagem, reduzindo o dano que ele recebe e aumentando o que ele causa, e o outro para fortalecer as invocações, tendo o mesmo efeito do primeiro item, mas direcionado para as invocações.
A criação desse sistema de nível força o jogador a explorar bem mais o mapa, uma vez que esses recursos estão escondidos e espalhados por toda a parte. Isso é um ponto extremamente positivo, já que dá um sentido maior à exploração como um todo.
Ignorando o sistema de nível, os inimigos possuem uma certa semelhança com os do jogo base quando se trata de dificuldade. Existem os inimigos mais rápidos, que causam menos dano, os fortes porém lentos, e os que possuem tanto força absurda quanto velocidade.
Já os chefes são bem diferentes. Todos eles são extremamente fortes se compararmos com os chefes da história principal. Em diversos momentos, fui forçado a mudar minha estratégia e utilizar todos os recursos disponíveis para conseguir vencer alguns. Agora, se isso é um ponto positivo ou negativo vai de cada tipo de jogador. Particularmente, eu gosto de inimigos que me forçam a explorar mais as mecânicas presentes no jogo.