Entrevista com a Niantic (Pokémon Go) na Gamescom Latam

Conseguimos entrevistar a Niantic Brasil durante a Gamescom Latam. Confira aqui nossa conversa.

Sábado, durante a Gamescom Latam tive a imensa oportunidade de ter uma conversa com o Erick (Country manager da Niantic Brasil) e com o Leonardo (community manager) que trouxeram ótimas notícias e novidades que vão alegrar bastante os fãs e jogadores de Pokémon Go aqui no Brasil. Acompanhe:

– Erick, nós vimos que tiveram várias novidades anunciadas para pokémon GO essa semana (leia aqui). Essas novidades são suficientes para atrair mais jogadores?

(Erick) – Apesar de não vermos tantas pessoas na rua como foi inicialmente, os jogadores continuam chegando diariamente. O Brasil inclusive é um dos países que mais traz jogadores e é um dos países mais importantes para Niantic. Aliás, algo interessante, é que apesar de não focar no público adulto inicialmente, Pokémon GO é um jogo de 8 anos, com histórias de pessoas que se relacionaram através dos encontros, das lutas por ginásios, como rivais e hoje tem até filho, e a muito legal isso, porque isso vai sendo passado para a geração seguinte e mostra a força que jogo tem, ele é jogado por milhões de pessoas e ainda é um game muito forte e muito atrativo. Pokémon GO é isso, conhecer pessoas e interagir com pessoas, o que forma essa imensa quantidade de pessoas apaixonadas pelo game.

– Pokémon Go iniciou com os adultos por conta da idade do anime/manga, hoje, vocês têm percebido engajamento de adolescentes e crianças chegando ao jogo?

(Erick) – Sim, estão chegando, e temos uma preocupação muito grande com a segurança deles, temos até mesmo a conta kids, que é um meio de dar maior segurança para os menores que estão chegando para ser treinadores, mas não só isso, acho importante falar que nós temos uma grande quantidade de jogadores 60+, que começaram muitas vezes através dos seus netos, essas pessoas marcam até café e reúnem para jogar, é algo incrível mesmo e com isso, também forma uma “barreira” segura para seus netos e/ou sobrinhos jogarem com eles.

– O anime/manga também ajuda a evidenciar Pokémon Go? O contrário também ocorre? Até que ponto os produtos “Pokémon” estão entrelaçados?

(Erick) – Bem, essa é uma ótima pergunta. Para o fã de Pokémon não existem barreiras, eles são todos fãs de pokémon, indiferente se está jogando Pokémon Go, se está nos consoles, vendo anime ou lendo manga, da mesma forma, trabalhamos com todas as linhas da marca Pokémon, tivemos colaborações com o anime, com TCG e outras, mostrando que mesmo separados, estamos junto, como uma comunidade.

– Sobre os planos para o para o próximo semestre, com está o caminhamento? Podemos esperar bastante coisas legais?

(Leonardo) – Estamos com iniciativas muito grandes relacionadas as comunidades, não apenas para o próximo semestre, até porque os jogadores aqui no Brasil são muito apaixonados, e são igualmente organizados, muitos estão atuando desde 2017, e nosso projeto é identificar esses grupos e dar mais opções de ajuda (club camp fire) nós queremos nos comunicar melhor com eles, enviar kits, identificar mais lugares para ginásios e contribuir com vouchers para que eles não fiquem limitados de alguma forma, mas esse é um processo que já iniciou a alguns meses atrás que está gerando bons frutos. Estamos empenhados para em 2025 trazer mais eventos abertos, mais materiais no futuro, conforme as comunidades forem crescendo e participando vamos identificar melhor onde levar esses eventos e uma das metas é voltar com o evento de carnaval.

– E sobre as parcerias? O que pode me dizer?

(Erick) – É muito interessante. Pokémon é a marca mais valiosa e todos querem fazer parceria conosco, mas fazemos apenas parcerias com realmente trás valor para os jogadores, não faz sentido a gente fazer por exemplo, uma parceria com uma empresa de pneus. Existem muitos problemas de segurança no Brasil, então focamos em no benefício para os players, e por isso achamos mais interessante as parcerias com os shoppings, eles sabem que o Pokémon GO tem esse poder de levar as pessoas até os estabelecimentos e queremos ver descontos para esses jogadores, pois é uma parceria que realmente traz benefício, traz segurança, um ambiente controlado, onde há toda uma gama de outros entretenimentos e também um local para refeições. Recentemente também fizemos uma parceria com o Google, onde adiciona o Pix como forma de pagamento, afinal, onde ela já a forma de pagamento predominante no país, outro fruto dessa parceria é a adequação de valores em relação ao dólar. Afinal, sabemos 5 reais por dólar é um problema, então visamos em manter os preços mais “dentro da realidade” nacional, assim, sentimos que os jogadores criam confiança e se sentem valorizados pelos seus esforços.

(Erick) – Gostaria de aproveitar esse momento para convidar as pessoas todas para um evento muito grande que vai acontecer na cidade inteira de São Paulo em dezembro, não podemos falar muito, mas já deixo o convite e aviso que será muito legal.

Aqui encerramos a entrevista, mas deixo meu forte abraço e meus agradecimentos a todos os evolvidos na entrevista e quem nos ajudou para que isso acontecesse, MUITO obrigado.