Estúdio de Stalker 2 diz ter sido hackeado por russos e pede pra ignorar vazamentos

O estúdio ucraniano responsável pelo desenvolvimento do jogo Stalker 2: Heart of Chornobyl alegou ter sido alvo de um ataque cibernético perpetrado por um grupo de hackers russos. Em comunicado oficial divulgado através da conta oficial do jogo no Twitter, a GSC Game World afirmou que uma “comunidade de uma rede social russa” invadiu sua conta em uma “aplicação coletiva de trabalho com imagens” e está ameaçando reter os dados como reféns.

Consequentemente, o ataque pode ocasionar o vazamento de imagens e possíveis spoilers do jogo, o que levou o estúdio a solicitar aos jogadores que ignorassem quaisquer imagens ou vídeos que viessem a ser vazados antes do lançamento oficial do jogo. A declaração informou ainda que os hackers estão ameaçando usar os dados obtidos para chantagem e intimidação.

A empresa GSC Game World informou que tem enfrentado uma série de constantes ataques cibernéticos ao longo do último ano. A companhia já foi alvo de chantagem, agressões, tentativas de hackeamento, atos de vandalismo, dentre outras formas de violação e assédio, tanto à sua estrutura quanto aos seus funcionários. A GSC Game World declarou que é uma empresa ucraniana e que já vivenciou muitos eventos trágicos em sua história, como a destruição de casas, a perda de entes queridos e outras adversidades decorrentes dos conflitos armados. Nesse sentido, a empresa afirmou que tentativas de chantagem ou intimidação são completamente fúteis.

Em relação aos vazamentos, a GSC Game World pediu que os jogadores se abstivessem de assistir ou distribuir informações não oficiais sobre Stalker 2: Heart of Chornobyl, uma vez que os materiais desatualizados e em fase de desenvolvimento podem afetar a experiência do usuário e prejudicar a imagem do jogo. A empresa afirmou que está comprometida em lançar o jogo com o máximo de qualidade e segurança possíveis.

É importante destacar que a GSC Game World, sediada em Kiev, teve que parcialmente se mudar para a República Tcheca após a invasão da Rússia na Ucrânia, ocorrida em fevereiro de 2022. Além disso, vários funcionários da empresa estão envolvidos em esforços voluntários e nas forças armadas da Ucrânia. A equipe da GSC Game World lançou um diário de desenvolvimento em 2022, que mostrou como a guerra afetou a equipe e seu trabalho.

Stalker 2: Heart of Chornobyl, que teve seu lançamento originalmente programado para abril de 2022, já foi adiado algumas vezes e agora tem previsão de lançamento em 2023, embora ainda não haja uma data oficial confirmada.

Fonte: VGC