Depois de 28 anos desde o seu lançamento original, a Square Enix finalmente trouxe, com melhorias, o tão aguardado Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles. E essa versão totalmente nova com melhorias na qualidade de vida e, pela primeira vez, com vozes, é um deleite tanto para quem é fã e gostaria de revisitar o mundo de Ivalice, quanto para quem é novo.
História Poítica Envolvente
Obviamente eu não darei spoilers sobre a história desse jogo pois eu quero que você jogue o jogo e aprecie uma das melhores histórias com trama política já feita.
Por conta do teor da história apresentar uma trama política intensa com muitas reviravoltas, não espere momentos descontraídos aqui, eles são praticamente inexistentes e sempre mantém um tom sério, o que deixa a história muito interessante e que prende a atenção do jogador do início ao fim dele.
E acredite, a história desse jogo está entre uma das melhores histórias de Final Fantasy já criadas, todo o enredo, personagens, a construção do mundo, tudo deixa esse jogo mais especial e, claro, inesquecível.
Vozes excelentes
Pela primeira vez, tivemos a adição de vozes no jogo e realmente dá para perceber um investimento aqui. A escolha do elenco para os personagens foi feita com maestria e a experiência fica muito mais imersiva e com muita emoção.
Eu joguei o jogo inteiramente em inglês e posso dizer com muita tranquilidade que vale muito a pena, não só pelo fato das vozes darem mais emoções para os personagens mas também porque ele trás outra experiência para aqueles já jogaram o original e gostariam de ver como está a nova versão.
Melhorias bem-vindas
Adicionar vozes não foi a única novidade de Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, há outras melhorias que revitalizaram a experiência com o jogo. Agora você pode acelerar as batalhas, fugir de encontros aleatórios, refazer movimentos, ter uma visão de cima do cenário, e muito mais. Além disso, o jogo também tem salvamento automático, então pode ficar despreocupado em ter que voltar tudo de novo caso perca. As melhorias adicionam e muito a gameplay, sendo mais acessível para quem não é familiarizado com RPGs táticos.
Não só isso, mas toda a HUD foi atualizada e ficou muito mais bonita e melhor. Você têm todas as informações necessárias para as batalhas. Um destaque é a linha do tempo no qual você poderá ver os turnos de cada personagem, isso é muito útil e recomendo bastante prestar muita atenção nisso na hora que for jogar pois é essencial para você formular sua estratégia.
Mais Acessível
Seguindo os passos para agradar um público novo, a versão melhorada trouxe outra novidade que não havia na versão original que são as opções de dificuldade. São três no total: Squire, Knight e Tactician.
O modo “Squireˮ é o modo fácil, as batalhas são mais leves e fáceis para que você possa se concentrar já história. Essa dificuldade é recomendada para jogadores que nunca jogaram Final Fantasy Tactics ou RPG tático num geral.
O modo “Knightˮ é o modo normal, as batalhas são mais balanceadas, demandando um pouco mais de estratégia.
Já o modo “Tacticianˮ é o modo difícil e é a dificuldade semelhante ao jogo original, o jogo vai demandar que você pense muito bem na sua estratégia.
É ótimo que o jogo tenha essas opções pois isso agrada tanto os fãs quanto quem não jogou, sendo uma experiência convidativa para ambos.
No entanto, independentemente da opção que você escolher, lembre-se que este é um RPG tático, então você vai precisar montar suas builds com cuidado se não quiser passar apuros.
Não só isso, mas toda a HUD foi atualizada e ficou muito mais bonita e melhor. Você têm todas as informações necessárias para as batalhas. Um destaque é a linha do tempo no qual você poderá ver os turnos de cada personagem, isso é muito útil e recomendo bastante prestar muita atenção nisso na hora que for jogar pois é essencial para você formular sua estratégia.
Chronicle
No jogo, há o menu chamado “Chronocleˮ, este menu irá mostrar tudo o que você já viu durante seu progresso. Há uma enciclopédia que fala sobre os personagens, locais e etc. Além disso, há o menu “State of the Realmˮ, que você pode ver o andamento da história entre passado e presente para entender o clima político, como no Final Fantasy XVI no qual você pode consultar para ver o andamento da história e o que cada reino está fazendo. Há o menu “Eventsˮ que você pode rever cenas que já foram apresentadas enquanto você segue sua jornada.
Tudo foi feito para que você tenha um melhor entendimento da história que é conhecida por sua trama política forte e por vezes um pouco complexa.
Jobs, Farm e Errands
Há vários jobs que você pode ter no jogo e haverá requisitos para você desbloqueá-los. Por exemplo, se você quiser utilizar o job de Black Mage, o requisito para desbloquear o job é estar no level 2 com o job “Chemistˮ. Caso você se sinta confuso sobre o sistema de job, no próprio jogo há uma “Job Treeˮ que irá te mostrar o progresso.
Eu recomendo você ampliar a gama de jobs para cada personagem pois isso possibilita desbloquear jobs mais avançados, isso será ótimo pois você poderá montar diversos tipos de builds que serão essenciais para algumas batalhas.
Pode parecer confuso no início, mas o sistema de jobs é uma das coisas mais prazerosas do jogo. Eu diria que fazer builds nesse jogo é um dos pontos mais fortes desse jogo, pois se você montar com carinho, os resultados serão muito gratificantes.
Farmar em RPG é algo natural e acaba se tornando, por vezes, necessário para se ter um progresso sólido na história e aqui não é diferente. Eventualmente, você terá que farmar por umas boas horas para conseguir avançar na história sem muitas dificuldades, isso pode se tornar repetitivo e exaustivo pois pelo fato do jogo ser um RPG tático, as batalhas são mais longas do que um RPG tradicional de turno mesmo se você acelerar as batalhas, mas é algo que eventualmente será necessário.
Há um sistema chamado “Errandsˮ no qual você pode enviar membros do seu grupo por X dias que após esse período, irão upar XP de personagem e job, além de receber dinheiro. Para você fazer elas, durante a história você irá desbloquear “rumoresˮ, com eles, você poderá selecionar os aliados que você deseja e passar os dias para que eles voltem e você receba suas recompensas.
Progressão e Sound Novels
O sistema de progressão é diferente do padrão que estamos acostumados em RPGs tradicionais. Aqui, o sistema de progressão funciona de uma forma diferente, pois para ganhar tanto XP do seu job quanto XP para o personagem, você precisa realizar ações com ele. É um sistema bem diferente e que pode não ser muito interessante para algumas pessoas que estão acostumadas com o sistema tradicional.
Outro ponto que deve ser observado é que pela primeira vez tivemos as sound novels que antes eram exclusivas da versão japonesa, restauradas e traduzidas. Isso é um ótimo complemento para a história e que adiciona mais envolvimento com o mundo do jogo.
Gráficos modernizados
Agora falando da parte técnica do jogo, os gráficos da versão melhorada estão muito bonitos, dá para ver que a Square Enix fez um tratamento muito bom, deixando um toque mais moderno.
Em momentos onde vemos diálogos entre personagens, há um desfoque sutil nas cenas para prender a sua atenção. Os cenários também tiveram uma melhorada, estão com uma resolução maior, iluminação mais bem tratada e também uma noção de profundidade mais evidente, realmente, houve uma retrabalhada na qualidade aqui.
Os personagens também passaram por um tratamento, tirando a evidência de pixel art vista no original e retrabalhando para deixar os gráficos mais suaves. Isso também é válido para os cenários do jogo.
Em geral, a versão The Ivalice Chronicles realmente melhorou a questão gráfica, deixando tanto o cenário quanto personagens com gráficos mais suaves, eu gostei bastante.
Alguns Tropeços
Embora a trilha sonora de Final Fantasy Tactics seja excelente, nesta nova versão, a trilha sonora está a mesma do jogo original, sem rearranjos ou reorquestrada. Da mesma forma que você ouviu a trilha sonora original, será a mesma forma que você ouvirá na The Ivalice Chronicles, sem mais e nem menos.
Infelizmente, nem tudo são flores para Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles. Além do jogo não estar traduzido para português o que é uma tristeza pois a história é bem complexa e cheia de trama o que pode acabar comprometendo o entendimento da história, ele não teve algo que deixou muitas pessoas desapontadas, inclusive eu: não há os conteúdos da versão War of the Lions.
Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles já utiliza o script do War of the Lions com algumas adaptações, o resto desta versão também poderia ser adicionado ao jogo para complementar a experiência.
- Jogo disponibilizado pela Square Enix
Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles
A versão aprimorada de Final Fantasy Tactics revitalizou o jogo original sendo mais acessível, trazendo recursos que melhora a qualidade de vida do jogo, uma dublagem imersiva e recursos úteis, agradando tanto os fãs de longa quanto um público moderno que nunca teve uma experiência com o jogo original.
Apesar da falta de tradução para português que pode ser uma barreira para muitos jogadores brasileiros, o fato da versão do War of the Lions não ter sido utilizada como base para a versão do The Ivalice Chronicles, a versão The Ivalice Chronicles se torna uma experiência indispensável e a versão definitiva do jogo original que, com uma roupagem nova, reforça Final Fantasy Tactics como um dos melhores spin-offs da franquia que certamente será jogado pelas próximas décadas e futuras gerações.
