Licença comprada no Steam

Um épico mundo de fantasia sombria onde o destino do mundo é decidido pelos poderosos Eikons e os Dominantes que os controlam. Essa é a história de Clive Rosfield, um guerreiro que jurou proteger seu irmão mais novo, Joshua, o Dominante da Fênix. Clive se envolve em uma grande tragédia e jura vingança contra o Eikon Ifrit, uma entidade misteriosa que traz calamidade por onde passa.

História

A história é bacana, bem interessante até. A forma como ela foi contada é que é o problema: Muito lenta. Os personagens são interessantes e cativantes. Me apaixonei pela Jill. Uma querida. A maioria dos outros personagens são carismáticos, engraçados e bacanas.

Gameplay / jogabilidade

O jogo é um Action RPG, com um bom nível de dificuldade. Joguei no “normal” e morri algumas vezes para Bosses quando chegava na luta já sem poções de cura. O bom é que nesses casos, você renasce na luta com as poções completas o que torna a luta “zerada”. Em muitos casos também a luta já começa avançada, dependendo de onde você morreu no combate.

Vamos ao que me incomodou bastante no jogo. A quantidade absurda de Cutscenes. E aqui digo, tudo gera cutscene. Vai abrir uma porta? CutScene. Vai falar com alguém? Cutscene. Dá até pra pular mas isso fará você perder toda a história do jogo. O pior é que as Cutscenes são arrastadas. Falas lentas, muito jogo de câmera. Algo que poderia ser dito em 5 minutos, leva 15 minutos pela forma que a direção do jogo foi feita.

Diria que você joga 40% do tempo e assiste 60%. Achei maçante demais. Muito chato. Na minha live da parte final do jogo, os primeiros 35 minutos eu nem toquei no controle!!!

Quando você efetivamente joga, tem coisas legais e outras bem chatas também. Os combates com os chefes são maneiros, relativamente desafiadores, porém os chefões mesmo, aqueles fundamentais do jogo, as lutas são demoradas demais. Não é que é difícil e você morre. É que o cara tem um zilhão de hit points e demora pra você matar. Primeiro tem que quebrar a postura dele e só aí que realmente o dano entra. E os chefes têm várias fases. Teve batalha aqui que durou perto de uma hora. É muito tempo. E como tem muito smashing de botão, chegava a ficar exausto.

As batalhas com os mobs são chatas, repetitivas e não agregam nada. Quando você sobe de nível, eles sobem também. Então, só perda de tempo. Não perca tempo explorando o mundo e lutando, os monstros são infinitos. Só passe correndo pro objetivo que vai ser mais produtivo.

E as batalhas, então, não tem nada de bom? Tem sim! São bem legais e épicas com o uso dos Eikons, esquivas e poderes mágicos. Só achei algumas realmente longas demais. Fora isso, a mecânica é bem legal. O Parry funciona bem, a esquiva idem e a combinação das estratégias dos Eikons é bem variada e dinâmica.

Eu só joguei as missões principais e obrigatórias e mesmo essas têm umas chatas do tipo, vai ali, fala com o cara A, pega um item, volta pro B que te manda pro A de novo e nisso, você perde uma hora e nada de positivo acontece. Só enrolação.

Direção de arte

O jogo foi desenvolvido com motor gráfico proprietário e no PC pelo menos, com tudo no ULTRA eu achei horroroso. Os gráficos alternaram pra mim entra qualidade PS3, PS4, na melhor das hipóteses um PS4 Pro. Muitos Stutters, iluminação sofrível, texturas horrorosas, Cutscenes rodavam a 30 fps até que apliquei um MOD pra tirar a limitação. O que salva é a modelagem dos personagens que é muito boa. O jogo rodou por volta dos 60 fps a 4k no meu PC.

A trilha sonora é sensacional. Marcou um ponto positivo aqui.

Review pelo Youtube

Final Fantasy XVI

Eu levei cerca de 30 horas para terminar jogando somente história principal. Tem muita coisa pra fazer para quem curte fazer 100% mas eu só via a hora do jogo acabar.
No resumo da coisa: Eu achei o jogo chato, muita enrolação, muitas Cutscenes e pouco jogo de verdade. Muitas batalhas inúteis e as importantes, demoradas demais.
Recomendo para quem é fã da franquia, curte cutscenes e história e não tem pressa.
Quer uma nota? Nota 6,5. Claro que nota é algo muito pessoal e vi muita gente dando nota 10 e respeito a opinião de cada um.

6,5