GameMaker 2024: Novas ferramentas e recursos revelados

GameMaker anuncia novas ferramentas e recursos para 2024, incluindo um editor de código aprimorado, suporte para JavaScript e um novo runtime dinâmico.

O GameMaker, uma das principais plataformas de desenvolvimento de jogos 2D, revelou suas atualizações para 2024, prometendo uma série de melhorias empolgantes e inovações em UI/UX.

Entre as atualizações mais aguardadas está o novo ambiente de tempo de execução (GMRT). Este componente crucial, que gerencia a execução do código do jogo durante a gameplay, promete tornar os jogos mais rápidos e reativos. Após um beta fechado e feedback da comunidade, o GMRT mais forte e eficaz será lançado em beta aberto, começando com Windows e se expandindo para plataformas web, mobile e console.

Outra novidade é o suporte premium para a linguagem JavaScript. Pela primeira vez, os desenvolvedores poderão escrever códigos em Java, além do GameMaker Language (GML). Isso permitirá que mais desenvolvedores se juntem à comunidade GameMaker e expandam suas habilidades de programação.

O GameMaker também está lançando o Editor de Código 2, com uma interface de usuário completamente renovada. Os desenvolvedores poderão escrever e gerenciar o código de seus jogos com mais facilidade, graças a novos recursos como visualização de código em todo o objeto, minimapa, auto documentação e outras melhorias.

A nova ferramenta Prefabs permitirá aos desenvolvedores criar assets em um projeto e reutilizá-los em vários projetos. Qualquer modificação feita no projeto original atualizará automaticamente os assets em todos os projetos.

“Nossa comunidade sempre nos diz exatamente quais recursos eles querem ver em sua engine de jogo favorita, então sabemos que nossa atualização de 2024 será bem recebida tanto por nossos usuários estabelecidos quanto por novos criadores,” disse Russell Kay, Chefe do GameMaker.

Estas são apenas algumas das novas melhorias que chegarão ao GameMaker este ano. Fique ligado para mais atualizações!