Jogo disponibilizado pela PlayStation Brasil

Desenvolvido pela Sucker Punch e lançado originalmente para PlayStation 4 em 17 de julho de 2020, Ghost of Tsushima rapidamente conquistou o público, consolidando-se como um dos melhores jogos com a temática do Japão feudal e samurais. Pouco mais de um ano após seu lançamento, recebeu a versão intitulada Ghost of Tsushima: Versão do Diretor, que ganhou edições para PS5 com suporte total ao DualSense, melhorias gráficas e taxa de quadros mais alta.

No dia 16 de maio de 2024, Ghost of Tsushima: Versão do Diretor ganhou uma versão para PC, portado pela Nixxes Software. Com isso, várias tecnologias foram incorporadas, as quais discutiremos nesta análise.

PlayStation Network

Ghost of Tsushima: Versão do Diretor é o primeiro jogo da PlayStation a contar com a presença da PlayStation Network integrada, desde o sistema de troféus até o sistema de amigos. Este é um marco que pode ditar o futuro de todos os jogos da PlayStation no PC. A integração proporciona uma experiência mais próxima aos consoles da marca, além de facilitar a continuidade do jogo em qualquer lugar.

DualSense

Assim como os outros jogos da PlayStation lançados para PS5, Ghost of Tsushima ganhou suporte ao DualSense e seus recursos, proporcionando a mesma imersão da versão de console.

Recursos para PC

A versão para PC de Ghost of Tsushima é a mais completa da PlayStation em termos de recursos. Um destaque exclusivo é o suporte a monitores UltraWide (21:9), que aumenta o campo de visão do jogador em sua aventura. Além disso, o jogo conta com sistemas de oclusão de ambiente exclusivos para PC, como o HBAO+ da NVIDIA e o XeGTAO da Intel.

Nos nossos testes, constatamos que o XeGTAO da Intel é a melhor solução para uma experiência imersiva e sem bugs, oferecendo um sombreamento detalhado e mantendo uma taxa de quadros mais alta. Em contrapartida, o HBAO+ da NVIDIA apresentou alguns bugs e perda de quadros em comparação às outras opções.

Otimização

Ghost of Tsushima pode ser considerado um dos jogos mais bem otimizados para PC atualmente. O jogo faz bom uso de GPU e CPU e inclui as versões mais recentes dos sistemas de upscaling da NVIDIA, AMD e Intel. Ele é o primeiro jogo do mundo com suporte total ao FSR 3.1 da AMD, uma versão nova do upscaling que tem uma qualidade de imagem superior a versão anterior, que ainda não disponível ao público, apenas para grandes desenvolvedores como a Sucker Punch.

Tanto o FSR 3.1 quanto o DLSS 3 disponíveis em Ghost of Tsushima oferecem geradores de quadros, o que pode ser uma solução excelente para placas de entrada, ampliando o acesso a um público maior.

Ghost of Tsushima VERSÃO DO DIRETOR [PC]

Já consolidado como um dos maiores jogos de samurais de todos os tempos, Ghost of Tsushima faz sua estreia no PC de forma primorosa, atingindo um público mais amplo e diversificado graças à otimização impecável realizada pela Nixxes Software e pela Sucker Punch. Pode ser considerado o lançamento mais bem-sucedido da PlayStation no PC.

10