O serviço de streaming em nuvem do Google Stadia, que era o último remanescente da tecnologia original da plataforma, também foi desativado. Quando o Google Stadia foi descontinuado no início deste ano, foi anunciado que partes da infraestrutura em nuvem do projeto seriam usadas em toda a Google Cloud e oferecidas a empresas terceiras interessadas na tecnologia.
Agora, o repórter do Axios, Stephen Totilo, relata que essa última reviravolta também foi interrompida. Desde a reposicionamento da tecnologia de streaming em nuvem, ela vinha sendo usada de forma limitada, como no caso dos clientes da AT&T, que tinham a opção de jogar a versão transmitida de Batman: Arkham Knight com determinados pacotes. A tecnologia também era utilizada por empresas não relacionadas a jogos, como a gigante do fitness, Peloton, para oferecer versões gamificadas de seus treinos via nuvem, mas isso também foi interrompido.
Ao anunciar os planos de encerramento do Stadia em setembro de 2022, o gerente geral da plataforma, Phil Harrison, admitiu que o serviço não havia ganhado a tração esperada com os usuários após o lançamento em novembro de 2019.
“Há alguns anos, também lançamos um serviço de jogos para consumidores, o Stadia. E embora a abordagem do Stadia para transmitir jogos para consumidores tenha sido construída sobre uma base de tecnologia forte, ele não obteve a tração com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de começar a encerrar nosso serviço de streaming do Stadia”.
No momento do anúncio do encerramento, o Google também confirmou que pretendia reembolsar todas as compras de hardware do Stadia feitas pela Google Store, bem como todas as compras de conteúdo de jogos e complementos feitas pela loja do Stadia.
O encerramento do Stadia seguiu a decisão da empresa de encerrar todas as suas equipes de desenvolvimento interno de jogos em 2021, o que, na época, alegou-se ter sido feito para se concentrar na parceria com estúdios terceiros.
Fonte: VGC