Helldivers 2 chegou com tudo e já é considerado um dos jogos mais aclamados do ano. Combinando ação frenética em terceira pessoa com elementos estratégicos e um forte foco na cooperação entre jogadores, o título conquistou o público e a crítica especializada.
Em entrevista ao Blog do Playstation, Johan Pilestedt, CEO & Diretor Criativo do Arrowhead Studios, falou sobre o sucesso de Helldivers 2 e os desafios de desenvolver um jogo co-op de alto nível.
Pilestedt se mostrou satisfeito com a recepção do público: “Impresionados e felizes! Durante os últimos 15 anos, vimos um interesse nos tipos de games que criamos e foi incrível ver o nosso trabalho reconhecido nessa escala.”
A escolha da vista em terceira pessoa foi uma decisão estratégica: “Após o sucesso do lançamento do Helldivers original, sabíamos que queríamos testar a filosofia de design do jogo em terceira ou primeira pessoa. A nossa ideia nunca foi que a série deveria sempre ser com vista de cima para baixo.”
Manter a sensação de caos foi um desafio: “Com uma vista de cima para baixo, todos sabem o que a equipe está fazendo e compartilha a mesma realidade. Mas em Helldivers 2, cada jogador possui sua própria perspectiva dos eventos.”
Pilestedt acredita que um bom jogo co-op força os jogadores a jogarem juntos, mas um incrível faz com que desejem jogar juntos: “Helldivers 2 deve fazer você se sentir como se estivesse entrando em um porão escuro, você quer um amigo ao seu lado.”
O fogo amigo é um elemento crucial do jogo: “As coisas devem ser consistentes no mundo do game, portanto, deve haver fogo amigo. Se as suas balas podem matar inimigos, e os inimigos podem matar você, então a lógica diz que as suas balas também devem matar seus amigos.”
Os estratagemas são ferramentas poderosas que podem ser acessadas com um código especial: “Geralmente, os estratagemas são baseados em exemplos do mundo real. Nos interessamos por filmes de guerra e cultura pop, então em alguns casos o conceito pode ser inspirado por alguma referência da cultura pop, mas adicionamos realismo usando armas do mundo real e aplicando-as às mecânicas.”
De acordo com ele, Helldivers II tem um futuro promissor: “O jogo foi criado do zero para ser um universo expansível. Temos grandes planos, mas não queremos fazer nenhum anúncio já que amamos surpresas e queremos agradar os jogadores com as novidades.”
Pilestedt também deixou um conselho para novos jogadores: “Venha com a mente aberta, seja gentil e faça a sua parte. Esta comunidade é divertida e todos estão do mesmo lado. Adoraríamos que viesse espalhar a democracia conosco. Nunca se sabe o que pode acontecer, entre em Helldivers 2 e ajude a escrever a história da Super Terra e da Galactic War.”