Indústria de Games no Brasil cresce e se destaca em pesquisa da Abragames

Abragames revela crescimento e tendências da indústria de games brasileira em prévia da 2° Pesquisa Nacional da Indústria de Games

A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) divulgou uma prévia reveladora da 2° Pesquisa Nacional da Indústria de Games, realizada em colaboração com a ApexBrasil. Os dados mostram um cenário promissor para o setor de games no Brasil, com um aumento de 3,27% no número de estúdios ativos, totalizando 1.042 em 2022.

Desde 2020, cerca de 2.600 games nacionais foram lançados, sendo 1.008 somente no último ano. Rodrigo Terra, presidente da Abragames, comemora: “O Brasil está sendo reconhecido mundialmente como um importante polo de desenvolvimento do setor. É gratificante ver a evolução dos nossos estúdios.”

A pesquisa também destaca a distribuição geográfica dos estúdios. O Sudeste lidera com 58%, seguido pelo Sul com 20%. O Nordeste, com 15%, vem mostrando um crescimento expressivo. Terra comenta: “O Nordeste, com o apoio das regionais, vem ganhando mais espaço.”

Em relação à diversidade, a indústria de games brasileira emprega 13.225 profissionais, um aumento de 5,9% em relação a 2021. As mulheres representam 14,3% das sócias de estúdios e 28,2% das colaboradoras. Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames, destaca o crescimento da participação feminina no ensino superior de jogos digitais, que chegou a 24% em 2022.

No cenário internacional, metade das desenvolvedoras nacionais obtiveram 70% do seu faturamento no exterior em 2022. Estados Unidos e América Latina lideram as vendas, seguidos pela Europa Ocidental.

Quanto à produção de conteúdo, 92% dos estúdios nacionais desenvolveram propriedades intelectuais (PIs) próprias em 2022. Os PCs e plataformas móveis são as principais plataformas de desenvolvimento, com 25% cada.

A pesquisa ainda revela que 81% dos estúdios de games no Brasil superaram os dois primeiros anos de operação, com 17% atuando há mais de uma década. Além disso, 85% estão totalmente formalizados.

Marcos Cardoso, cofundador da GA Consulting, responsável pelo estudo, conclui: “A indústria de desenvolvimento de games no Brasil foi resiliente e cresceu em diversos aspectos em 2022. O país aumentou os postos de trabalho em 748 posições, refletindo a demanda por mão de obra e uma visão de crescimento a médio e longo prazo.”