A edição 2023 da “Apple Worldwide Developers Conference”, comumente abreviada como WWDC, está programada somente para o período de 5 a 9 de junho, mas já começaram a circular rumores sobre os prováveis anúncios do evento. Uma das novidades, que, espera-se, seja apresentada com a chegada do iOS 17, é a possibilidade de instalar apps fora da App Store. Contudo, se você é brasileiro e não mora na Europa, possivelmente não deve se animar tanto com a notícia.
A mudança, caso confirmada, obedecerá a Lei de Mercados Digitais da União Europeia, em vigor desde novembro de 2022, mas com aplicação efetiva a partir do próximo mês de maio. Por meio do novo marco legal, grandes empresas como Apple, Amazon, Meta e Microsoft não vão poder utilizar dados das suas próprias plataformas, tornando-se necessariamente mais abertas. Em outras palavras, as alterações impactam diretamente no que as pessoas poderão fazer com seus aparelhos e aplicativos.
No caso da marca da maça, espera-se que esta restrinja a instalação de apps de fora da App Store aos países que compõe o bloco europeu. Acredita-se, inclusive, que não haverá anúncio da nova capacidade para os programadores, tampouco referenciamento no Keynote.
Outro rumor sobre a adaptação da Apple às exigências da Lei de Mercados Digitais da União Europeia, dá conta de que a empresa de Cupertino poderá adotar a cobrança de uma taxa extra aos programadores de apps que tenham seus aplicativos em lojas de terceiros. Desta forma, a gigante da tecnologia continuaria a controlar tudo o que corre no iOS e no iPhone, enquanto tenta pressionar motivar os programadores a priorizarem a App Store.