Chave recebida de PR Hound

Nesta quinta-feira (14), chegará ao mercado Irem Collection Volume 2, coletânea que engloba os seguintes títulos: Air Duel, GunForce e GunForce II (também chamados de Geostorm.

Os projetos originais são títulos disponibilizados para os arcades, agora com a Tozai Games no comando temos o port modernizado para os consoles de mesa.

Tá valendo a pena? Vem comigo que eu te conto. Esta análise foi realizada em uma gameplay do Xbox Series S antes do seu lançamento oficial. Em nome da Safe Zone Games, agradeço a chave disponibilizada gentilmente.

História

Por se tratar de serem games lançados ainda na época dos fliperamas a história a ser contada não é tão rica assim se é que posso chamar dessa forma. Contudo… o plot dos 3 títulos são interligados demonstrando a batalha contra a organização denominada DAS.

Basicamente em Air Duel o nosso piloto seja ele de avião ou helicóptero (fica a critério do jogador) parte para os céus com muita munição e vontade de vencer seus inimigos. Como o seu título deixa bem evidente, batalhas aéreas serão travadas e os nossos inimigos são sempre naves, sejam elas de pequeno ou grande porte para os chefes.

No primeiro GunForce nosso soldado chega de paraquédas em uma local completamente hostil para impedir que eles destruam os recursos do planeta terra. Já em GunForce II teremos o controle de Max e Lei (caso jogue em co-op) indo ao resgate de prisioneiros e enfrentando soldados e também alienígenas ao longo da distribuição das suas fases.

Gameplay

Air Duel ao meu ver é o ponto alto da coletânea. É um característico jogo de navinha com elementos de Bullet Hell, que são aqueles momentos onde diversos projéteis são lançados em direção do jogador forçando esquivas e mais esquivas com enorme precisão. Podemos escolher para a jogatina 2 veículos, o avião característico de jogos assim e por aqui também temos os helicópteros.

Os aviões possuem um especial bem forte para ser utilizado porém a sua range de ação é pequena, portanto devemos chegar bem próximo dos inimigos para o especial. Seu tiro inicial é fraco e depende de power ups para que assim possa ter o seu potencial máximo atingido. Já o helicóptero começa com um tiro bem forte e que pode ser utilizado na diagonal, coisa que no avião não pode.

As batalhas contra os chefes são bem justas e por mais que seja um jogo de arcade não o enxergo como um papa fichas, tem uma dificuldade bem aceitável beirando o divertido com o desafiador.

GunForce ou Geostorm é um run and gun, assim como um bom e velho Contra. O primeiro projeto fica com a parte baixa da coletânea, o primeiro GunForce parece ser um título bem experimental. Visualmente ele ainda é belo, mas mecanicamente fica muito abaixo até mesmo se comparado a títulos de sua época.

Seus power ups são falhos e infelizmente ainda possuem limite de munição, o que enxergo como algo que foge do seu gênero, eu acredito que os jogadores gostam de ficar espamando tiro nos inimigos sem se preocupar com outros aspectos.

Já GunForce II é uma baita evolução em todos os sentidos. O título em questão mantém a pegada do run and gun, contudo ele se afasta um pouco do título Contra e se aproxima mais de um Metal Slug (contextualização: Na verdade Metal Slug que se aproxima bastante dele, pois GunForce veio primeiro e é tido como fonte de inspiração de Metal Slug).

Os veículos de suporte são mantidos do primeiro game mas são completamente aprimorados, se movimentam bem pelo cenário, possuem boas animações e visualmente impecáveis. Mas infelizmente GunForce II é um verdadeiro papa ficha, sua dificuldade é muito alta ficando nítido este aspecto no jogo.

Aspectos técnicos

Cada um destes games podem ser jogados em seu modo clássico e também um modo personalizável, podendo ter cheat de vida infinita, modo invulnerável, podemos rebobinar o tempo em qualquer momento da jogatina, save state e muito mais, bem acessível. Mas fica a dica, nestes modos a opção de desbloquear conquistas não fica ativa!

Air Duel e GunForce rodam perfeitamente bem, já GunForce II dá algumas travadas e pequenos congelamentos que podem atrapalhar na hora da gameplay, principalmente em momentos com muitas explosões e projéteis na tela.

IREM Collection Volume 2

Assim como Irem Collection Volume 1, sua sequência traz a tona bons jogos do gênero. São títulos relativamente curtos mas que cumprem o seu papel, principalmente se tratando de Air Duel. A acessibilidade com os cheats é de extrema importancia hoje em dia pois muitos jogadores poderão se sentir frustados com a dificuldade imposta, GunForce II que o diga (um pouco de Air Duel também, confesso).

O co-op local agrega bem e mostra que títulos assim ainda merecem o seu lugar ao sol. Por mais iniciativas como essa, seja trazendo de volta a vida os “clássicos” ou novos projetos que utilizam como parâmetro o que estes carinhas aqui nos ensinaram.

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