A jogabilidade de Iron Meat traz à tona a essência dos clássicos run-and-gun, misturando tiroteios rápidos com movimentos precisos e ação implacável. O jogador controla um soldado com habilidades ágeis, capaz de correr, saltar e atirar em todas as direções enquanto enfrenta ondas incessantes de inimigos biotecnológicos. Cada fase é projetada para testar tanto os reflexos quanto a estratégia do jogador, exigindo que ele equilibre a ofensiva com o gerenciamento de seu posicionamento para evitar ser encurralado.
O arsenal do jogador é variado, com armas poderosas que vão desde rifles de alta cadência até lançadores de foguetes devastadores. Além disso, power-ups espalhados pelas fases aumentam temporariamente o poder de fogo, fornecendo momentos de puro caos e destruição. Esses upgrades são essenciais para enfrentar inimigos que ficam progressivamente mais resistentes e numerosos.
A diversidade de inimigos é um dos pontos altos da jogabilidade. Desde criaturas pequenas e ágeis que atacam em enxames até enormes monstros biomecânicos que servem como chefes de fase, cada encontro traz um novo desafio, exigindo que o jogador aprenda padrões de ataque e aproveite brechas para vencer. Os chefes, em particular, são batalhas épicas que misturam elementos de plataformas com tiroteios intensos, forçando o jogador a pensar rápido e agir com precisão.
Outro destaque de Iron Meat é o design de níveis, repleto de armadilhas mortais, plataformas desafiadoras e emboscadas inimigas. Cada fase tem uma temática distinta e apresenta obstáculos ambientais, como poços de ácido, passagens estreitas e máquinas em colapso, criando uma sensação constante de urgência e perigo.
A combinação de ação acelerada, variedade de armas e desafios crescentes faz com que Iron Meat seja uma experiência desafiadora e empolgante para os fãs de jogos retro, mas com refinamentos modernos que tornam a jogabilidade fluida e responsiva, adequada ao ritmo frenético do jogo. É possível jogar coop local.