Jim Keller, ex-arquiteto de chips da AMD e da Intel, deu indícios de que a próxima geração de processadores Zen5 da AMD poderá ter um aumento de desempenho de até 30%. Keller atualmente é CEO da Tenstorrent, uma empresa que desenvolve processadores de IA para aprendizado de máquina.
Recentemente, a Tenstorrent realizou um evento dedicado à arquitetura RISC-V na Índia, onde Keller apresentou uma lista de produtos que incluía os chips da AMD Zen5 para data center. Segundo ele, os novos processadores da AMD baseados na arquitetura Zen5 podem ser até 30% mais rápidos que a geração atual baseada em Zen4.
A AMD confirmou que a arquitetura Zen5 será lançada em 2025, mas não divulgou qual produto será lançado primeiro. É esperado que a nova microarquitetura apresente otimização de desempenho e eficiência, novas otimizações para inteligência artificial, além de um novo front-end e questões amplas.
Além disso, a AMD sugeriu que a arquitetura Zen5 contará com pelo menos três variantes, como o Zen5 básico, o Zen5 com 3D V-Cache e o Zen5c otimizado para densidade. Não está claro qual arquitetura Keller usou para fazer suas projeções, mas a expectativa é que a nova geração de processadores da AMD traga avanços significativos em desempenho e eficiência energética.