A Pesquisa Game Brasil (PGB) 2023, principal levantamento anual sobre consumo de jogos eletrônicos no Brasil, divulgou hoje os principais resultados do painel “Marcas do Coração”. A atual edição do estudo mapeou mais de 500 marcas de 21 setores, incluindo, pela primeira vez, produtos de cuidado e higiene e produtos alimentícios.
O painel “Marcas do Coração” fornece insights sobre a relação entre os gamers e as marcas que permeiam este universo. Constatou-se que 80,2% dos gamers brasileiros valorizam o respeito à cultura gamer pelas marcas, incluindo suas formas de expressão e vestimenta. Além disso, 68,7% acreditam que as marcas devem discutir games independentemente do meio ou local de publicidade.
“Avançamos além do simples ranqueamento de marcas, buscando compreender como os gamers se conectam com elas”, afirma Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor de pós-graduação na ESPM. Carlos Silva, sócio da Go Gamers, reforça que a pesquisa oferece uma visão mais completa do estilo de vida dos jogadores.
Os resultados mostram, por exemplo, que 69,6% do público gamer gosta de ver marcas nos próprios jogos, como em equipamentos exclusivos, e 60,3% preferem comprar produtos de marcas que fazem esse tipo de publicidade. O estudo também revelou que mais de 70% dos jogadores aprovam publicidades ou patrocínios em redes sociais, lives, vídeos sobre jogos e banners na internet.
A pesquisa elencou as marcas mais conhecidas e utilizadas pelos gamers, destacando-se: Nubank (82% conhecem, 55,6% utilizam), Mastercard (86,5% conhecem, 71,2% utilizam), Heineken (51,6% consomem) e O Boticário (85,5% conhecem, 66,7% consomem), entre outras.
A PGB 2023, fruto da parceria entre SX Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, entrevistou 14.825 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal, revelando que 70,1% da população brasileira joga algum tipo de jogo eletrônico.