A Ubisoft, em colaboração com a NVIDIA, está redefinindo o futuro dos jogos com a introdução dos NEO NPCs. Revelado na GDC 2024, este avanço na tecnologia de jogos promete transformar a jogabilidade interativa e a narrativa emergente.
Os NEO NPCs, desenvolvidos pela equipe da Ubisoft Paris, são personagens não-jogáveis projetados para interagir em tempo real com os jogadores, o ambiente e outros personagens. Isso abre novas possibilidades para uma narrativa dinâmica e envolvente.
Esses NPCs são o resultado de uma colaboração entre a Ubisoft e seus principais parceiros de tecnologia de IA generativa, NVIDIA e Inworld AI. A tecnologia LLM da Inworld e o Character Engine permitem que a equipe de narrativas construa um histórico completo, base de conhecimento e um estilo de conversação único para cada NPC. Além disso, o NVIDIA Audio2Face é usado para criar animações faciais em tempo real, trazendo vida aos personagens.
Na GDC 2024, a Ubisoft demonstrou as capacidades desses NEO NPCs em três cenários diferentes. Cada cenário focou em aspectos variados dos comportamentos dos personagens, incluindo consciência ambiental e contextual, diferentes reações e animações em tempo real, memória de conversação, colaboração e tomada de decisões estratégicas.
Com a implementação dessa tecnologia, os designers de narrativa e animação da Ubisoft combinaram a confiabilidade dos jogos que já possuem script com o dinamismo das interações espontâneas com os jogadores. Isso está levando o futuro do desenvolvimento de jogos para novos horizontes.
Aproveitando a tecnologia da Inworld AI, a equipe da Ubisoft criou dois NEO NPCs, Bloom e Iron, que possuem seu próprio background, conhecimentos e estilos de conversação distintos. A tecnologia Audio2Face da NVIDIA fornece animações faciais e sincronização labial para os rostos dos dois personagens em tempo real.
Essa inovação marca um novo capítulo na história dos jogos, com a promessa de experiências de jogo mais imersivas e envolventes no futuro.