Oxenfree 2: Uma aventura misteriosa e envolvente

Oxenfree 2: Lost Signals é uma aventura indie de terror com uma trama rica e inovadora, lembrando séries como Stranger Things.

Oxenfree 2: Lost Signals é um game indie de câmera lateral e point and click de aventura / terror desenvolvido pela Night School, lançado em Julho de 2023, sendo uma continuação direta do primeiro game lançado em 2016, com seu tom misterioso e historia incrível pegou muitos jogadores de surpresa naquele ano, 7 anos depois a desenvolvedora repetiu a dose. 

Diferente de muitos jogos indie Oxenfree 2 traz uma história bem trabalhada com foco em desenvolvimento de personagem e muito mistério. 

Na trama acompanhamos Riley, que aceita um trabalho em Camina, cidade onde nasceu, e que retorna depois de ficar anos longe, de início o trabalho parece fácil, apenas instalar alguns transmissores de rádio em pontos altos da cidade, para resolver algumas interferências de rádio que acontecem no local, com a ajuda de um antigo morador e colega de trabalho chamado Jacob, logo após colocar o primeiro transmissor um portal se abre sobre a Ilha Edwards que fica próxima a cidade, mostrando que tem algo de errado acontecendo, deixando a trama em um misto de mistério, fantasmas, viagem temporal e seita estranha. Oxenfree 2 nos deixa escolher praticamente tudo, cada escolha sua tem um peso podendo mudar a forma de passar por um local, desde diálogos e até o final do game, contando com 3 finais alternativos e baseados em suas escolhas durante a trama.  

Focando muito nos personagens e em seu desenvolvimento durante a história, muitos personagens só aparecem em diálogos pelo rádio, mas são muito bem desenvolvidos e nos apegamos a eles, porem o relacionamento entre Riley e seu colega de trabalho Jacob é de longe a melhor relação do game, vemos a amizade entre eles crescendo conforme vamos jogando, com altos e baixos dependendo das escolhas e relações com os demais personagens da trama.  

Não é necessário ter jogado o primeiro game para entender o enredo dessa sequência, claro que jogar seu antecessor dará mais profundidade ainda a alguns personagens e lore do game, porem o enredo do segundo game funciona muito bem a aparte. 

Nitidamente a Night School sabe muito bem como desenvolver uma trama incrível e que te prende do início ao fim, mesmo com um tempo de duração que varia entre 6 a 8 horas, a trama começa em um tom lento e bem sinistro, aumentando seu ritmo e tensão conforme vamos colocando os transmissores e descobrindo os mistérios de Camina. 

Jogabilidade 

Como um bom game indie, Oxenfree 2 investe na câmera em visão lateral, lembrando os saudosos games de plataforma 2d, encaixando perfeitamente com o game e sua história, deixando o cenário bem distribuído e alguns momentos bem assustadores. 

Além de nossas escolhas a jogabilidade consiste em andar pelo mundo semiaberto de Camina, por mais que seja pequeno em comparação a um mundo aberto, podemos ir para todos os locais da ilha caminhando livremente. 

Além das escolhas, Riley conta com um rádio de comunicação e um Rádio FM, que usamos para resolver alguns puzzles e combater os inimigos. A jogabilidade com os rádios é bem diferente do que eu tinha visto em outros games, principalmente por fazer total sentido com a história e até com a realidade, de início você pode ter algumas dificuldades para entender mas com o tempo se torna fácil e autoexplicativo. 

Para ser sincero quando soube que iria fazer essa review, achei que não ia me prender ao game, principalmente por não conhecer e nem ter jogado seu antecessor, mas eu estava completamente enganado, cada vez que avançava na história ia pegando mais carinho por seus personagens e me prendendo cada vez mais aos mistérios de Camina.

oxenfree 2

Oxenfree 2: Lost Signals está disponível para PC, Nintendo Switch, iOS, Android, Mac OS, Playstation 4 e Playstation 5

Nota final: Agradecemos a Night School Studio e a Netflix por nos disponibilizar uma cópia do jogo para review.