A Xbox Game Studios Publishing, divisão da Microsoft responsável pela publicação de jogos, anunciou uma parceria de longo prazo com a GLAAD, organização não-governamental que promove a representação de pessoas LGBTQIA+ na mídia. O objetivo da parceria é apoiar a equipe, estúdios parceiros e desenvolvedores de jogos LGBTQIA+ na comunidade Xbox, buscando ampliar a representação dessas comunidades nos jogos da plataforma.
Os responsáveis pelo projeto reconhecem a demanda por narrativas mais diversas, em vista da crescente hostilidade em diversos locais contra as comunidades transgênero, não binárias e LGBTQIA+ em geral. O apoio vem em resposta a dados do Trevor Project, que indicam que até dois terços dos jovens LGBTQIA+ sentiram impactos negativos em sua saúde mental devido ao aumento da retórica transfóbica e homofóbica. Os mesmos dados apontam para a importância dos espaços de afirmação, incluindo online, como uma forma eficaz de suporte.
A parceria tem como foco não apenas a criação de histórias e personagens mais representativos, mas também a construção de ambientes nos jogos onde os jogadores possam vivenciar e explorar suas identidades em um espaço afirmativo e acolhedor. Isso se torna ainda mais relevante considerando que, segundo um estudo da Dentsu, 65% dos jogadores da Geração Z e 60% dos jogadores da geração millennial se sentem mais à vontade para se expressar nos jogos do que no mundo real.
A Xbox Game Studios Publishing já havia trabalhado anteriormente com a GLAAD no jogo “Tell Me Why”, que estará disponível gratuitamente durante todo o mês de junho pelo terceiro ano consecutivo. O envolvimento da GLAAD neste projeto ajudou a garantir uma representação autêntica e respeitosa do co-protagonista Tyler Ronan, um jovem homem trans.
Além disso, a Xbox anunciou que apresentará diversas coleções de jogos que destacam criadores, personagens e opções de relacionamento e gênero inclusivos na comunidade LGBTQIA+. Estas coleções, disponíveis nas lojas da Microsoft no Xbox e Windows, fazem parte do esforço contínuo para criar ecossistemas de jogos mais inclusivos e valorizar conteúdos que ressoam com as comunidades.