A Razer, uma das líderes mundiais em produtos para gamers, anuncia um importante avanço em seu compromisso com a sustentabilidade. A partir de 2024, a empresa integrará materiais reciclados na fabricação de seus novos periféricos para PC, focando inicialmente em três categorias principais: mouses, teclados e headsets. Essa iniciativa começa com os modelos na icônica cor preta da Razer e, gradualmente, expandirá para outras linhas de produtos.
A marca já tem experiência com materiais reciclados, com destaque para o mouse gamer Razer DeathAdder V2 X HyperSpeed, contendo 40% de materiais reciclados, e o teclado gamer Razer Ornata V3, com pelo menos 20%. Esses produtos não só atenderam aos rigorosos padrões sustentáveis, mas também receberam o selo ECOLOGO UL 2809, uma certificação de rótulo ecológico concedida pela UL Solutions.
Kenneth Ng, head de Sustentabilidade na Razer, enfatiza a importância dessa medida, ressaltando a crescente conscientização dos jogadores sobre o impacto ambiental dos plásticos e a busca por produtos mais sustentáveis.
Além de usar materiais reciclados, a Razer está focada em melhorar a reciclabilidade de seus produtos para minimizar o impacto ambiental ao final de sua vida útil. Essa abordagem ajuda a reduzir a necessidade de matéria-prima virgem na fabricação de novos produtos.
A Razer também se destacou na RazerCon 2023, anunciando que o Razer Basilisk V3 Pro e o Razer Basilisk Ultimate são os primeiros produtos eletrônicos de consumo do mundo a receberem a certificação de Declaração Ambiental de Produtos (EPD) da UL Solutions. Esta certificação oferece aos consumidores informações claras sobre o rastro de carbono dos produtos, uso de água, minerais e recursos fósseis, aumentando a transparência e permitindo escolhas de compra mais conscientes.
Esses avanços fazem parte do plano de sustentabilidade de dez anos #GoGreenWithRazer, lançado pela Razer em 2021. A empresa já alcançou vários marcos, incluindo a adoção do framework de relatórios da Global Reporting Initiatives (GRI) e a meta de ter todos os escritórios corporativos alimentados 100% por energia renovável até 2022, três anos antes do previsto.
Com esses anúncios na CES, a Razer reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e com a criação de um futuro mais verde para o mundo dos games.