De tempos em tempos, como um relógio suíço que se recusa a parar, uma informação assustadora emerge das profundezas da internet: “O WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns smartphones Android!” No entanto, como um super-herói que sempre chega a tempo, estamos aqui para lhe dizer: não se preocupe, não é verdade!
Há alguns dias, uma lista de dispositivos em que o WhatsApp supostamente deixaria de funcionar apareceu, detalhada e extensa, como um catálogo de peças de museu. Uma coisa é certa sobre essa lista: ela é tão verdadeira quanto unicórnios voadores. Sim, não acredite nela.
Este boato, mais repetitivo do que sua música favorita, circulou em vários sites de informação, mas não passa de uma pegadinha virtual. Indica o dia 1º de junho como o “dia do Juízo Final” para alguns smartphones, principalmente aqueles que já estão mais para artefatos arqueológicos do que para dispositivos tecnológicos.
Na verdade, o WhatsApp disponibiliza de forma muito clara em sua página na internet as informações sobre os sistemas que atualmente suporta. Falamos aqui do Android com o sistema 4.1 ou posterior, iPhone com iOS 12 ou posterior e KaiOS 2.5.0 ou posterior, incluindo JioPhone e JioPhone 2. Por que deixaríamos de acreditar neles e optaríamos por um rumor que se assemelha a um conto de fadas assustador?
Curiosamente, essa mesma lista de smartphones que “perdem o suporte do WhatsApp” tem sido reciclada há algum tempo, como um fantasma que insiste em aparecer todo ano no Halloween. Sempre que retorna, vemos os mesmos smartphones de eras passadas. A última vez que o WhatsApp realmente removeu suporte foi em novembro de 2021.
No entanto, existe uma mudança planejada para o futuro, como já anunciamos aqui no Safe Zone. De acordo com a informação oficial do WhatsApp, a partir de 24 de outubro de 2023, apenas a versão 5.0 do Android ou posteriores serão compatíveis com o WhatsApp. Mas isso ainda é história para daqui a algum tempo.
Por isso, respire fundo e relaxe. Não há, mais uma vez, uma lista de smartphones Android que serão abandonados pelo WhatsApp a partir deste início de junho. Essa lista volta de tempos em tempos, como um pesadelo recorrente, mas a realidade é bem mais tranquilizadora: é falsa e não vai interromper seu bate-papo. Então, pode voltar a enviar seus memes e gifs tranquilamente!