A história acompanha Beelzebub, um pequeno demônio que vive na terra de Sand Land, uma região repleta de desertos e cânions. A região de Sand Land sofre com a falta de água, já que o riacho responsável por abastecer as cidades misteriosamente secou, forçando a população a se adaptar para sobreviver.
Em um momento logo após Beelzebub voltar à vila dos demônios trazendo água roubada do exército para ajudar seu povo, um senhor chamado Rao aparece na vila, dizendo que existe um lago lendário capaz de salvar a todos da grande seca, e que ele precisa de ajuda durante a jornada, já que no deserto existem diversas criaturas perigosas e bandidos. Depois disso, Beelzebub e mais um demônio chamado Thief partem com Rao para encontrar o lago lendário.
Em um primeiro momento, a história pode parecer extremamente rasa e sem profundidade, mas à medida que as coisas avançam e novos personagens vão sendo apresentados, ela se torna muito mais interessante.
As missões secundárias seguem na mesma linha da história. Algumas são extremamente simples, como, por exemplo, levar material X até o NPC Y, enquanto outras são mais complexas, envolvendo sequestro, ameaça e até mesmo assassinatos.
É muito importante fazer o máximo de missões possíveis, já que muitas delas liberam vendedores e mecânicas novas, como, por exemplo, o vendedor de chips para os veículos e uma vendedora que desbloqueia a possibilidade de criar e mobiliar um quarto, dentre vários outros que liberam novas missões.
Outro ponto interessante que vale mencionar é a semelhança com algumas outras obras do Akira, em especial Dragon Ball. Um exemplo disso é o pai do Beelzebub, que é muito semelhante ao Dabura de Dragon Ball Z, e as motos que têm o mesmo formato da moto usada pela Bulma no Dragon Ball clássico.