Jogo disponibilizado pela Bandai Namco Brasil

Antes de começar a análise em si, gostaria de deixar registrada minha homenagem a Akira Toriyama, que infelizmente faleceu no dia 1 de março. Akira foi o criador de várias obras de sucesso que marcaram a vida de muitas pessoas pelo mundo todo, entre elas Dragon Ball, Dr. Slump, Chrono Trigger e o próprio Sand Land, que é o alvo desta análise. Akira será para sempre lembrado como um dos maiores mangakás que já viveu.

Gostaria de agradecer ao pessoal da Bandai Namco Brasil por ter nos enviado o jogo e possibilitado a produção desta análise.

Sand Land é um Action RPG desenvolvido pela ILCA, Inc. e publicado pela Bandai Namco Entertainment America, Inc. Lançado para PS5 e PS4, Xbox Series X/S e Steam.

Gameplay

Por ser um Action RPG, o foco central do jogo está nesses dois aspectos, mas Sand Land conta com uma variedade interessante de mecânicas e formas de jogar. Muito disso se deve ao combate com veículos, já que o jogo conta com uma variedade enorme deles, tornando o combate menos enjoativo e dinâmico, permitindo trocar de veículo no meio do combate.

O combate corpo a corpo também está presente, e por mais que ele não se destaque tanto quanto o combate com veículos, é inegável sua importância, já que nem sempre haverá um tanque à sua disposição, principalmente em locais mais fechados, como cavernas ou bases militares. É possível executar tanto golpes leves quanto pesados, e fazer uma mistura dos dois para realizar alguns combos simples. À medida que o jogo avança, mais formas de ataque são liberadas.

Também existem algumas habilidades que são ativadas consumindo uma barra de especial que fica abaixo da vida. Essa barra recarrega tanto ao dar ou receber dano dos inimigos durante o combate quanto de forma passiva durante a noite.

Durante o jogo, existem personagens que nos acompanham ao longo da jornada. Eles são responsáveis não apenas por fornecer diálogos e aprofundar mais a história do jogo, mas também por fornecer suporte durante o combate e coleta de recursos.

Existem duas árvores de habilidade, uma responsável por melhorar o personagem principal e outra focada nos suportes. À medida que subimos de nível, recebemos um ponto de habilidade em cada árvore para liberar diferentes melhorias. Algumas melhorias exigem mais de um ponto de habilidade para serem liberadas.

Voltando aos veículos, existem diversas peças que podem ser equipadas, desde armas até rodas e motores diferentes. Cada peça possui diferentes raridades, sendo que apenas as raridades comum, incomum e rara podem ser criadas usando matérias; as outras precisam ser encontradas durante a exploração.

Usando o tanque como exemplo, podemos mudar o canhão e a metralhadora, alterando o modo de disparo e, dependendo da raridade, aumentando o dano e a velocidade de recarga. Algumas peças possuem habilidades especiais que variam dependendo do veículo.

O jogo também conta com uma mini mecânica de stealth, usada geralmente para invadir bases e coletar recursos, mas que está longe de ser um destaque, já que os inimigos são completamente cegos e surdos, então é muito fácil passar por essas áreas sem ser visto.

História

A história acompanha Beelzebub, um pequeno demônio que vive na terra de Sand Land, uma região repleta de desertos e cânions. A região de Sand Land sofre com a falta de água, já que o riacho responsável por abastecer as cidades misteriosamente secou, forçando a população a se adaptar para sobreviver.

Em um momento logo após Beelzebub voltar à vila dos demônios trazendo água roubada do exército para ajudar seu povo, um senhor chamado Rao aparece na vila, dizendo que existe um lago lendário capaz de salvar a todos da grande seca, e que ele precisa de ajuda durante a jornada, já que no deserto existem diversas criaturas perigosas e bandidos. Depois disso, Beelzebub e mais um demônio chamado Thief partem com Rao para encontrar o lago lendário.

Em um primeiro momento, a história pode parecer extremamente rasa e sem profundidade, mas à medida que as coisas avançam e novos personagens vão sendo apresentados, ela se torna muito mais interessante.

As missões secundárias seguem na mesma linha da história. Algumas são extremamente simples, como, por exemplo, levar material X até o NPC Y, enquanto outras são mais complexas, envolvendo sequestro, ameaça e até mesmo assassinatos.

É muito importante fazer o máximo de missões possíveis, já que muitas delas liberam vendedores e mecânicas novas, como, por exemplo, o vendedor de chips para os veículos e uma vendedora que desbloqueia a possibilidade de criar e mobiliar um quarto, dentre vários outros que liberam novas missões.

Outro ponto interessante que vale mencionar é a semelhança com algumas outras obras do Akira, em especial Dragon Ball. Um exemplo disso é o pai do Beelzebub, que é muito semelhante ao Dabura de Dragon Ball Z, e as motos que têm o mesmo formato da moto usada pela Bulma no Dragon Ball clássico.

Ambientação

O mapa é composto em grande maioria por desertos e montanhas, mas que ainda assim conseguem manter uma certa diferença entre cada região. Algumas áreas são cheias de montanhas cercando e limitando a exploração, enquanto outras são como gigantescos desertos de areia, em alguns lugares tendo até mesmo cascatas de areia. Mesmo a ambientação se passando em grande parte no deserto, ainda existem áreas com vegetação que destoam bastante do clima padrão do jogo. Já nas áreas fechadas temos fábricas, cavernas e bases militares.

Aspectos Técnicos

No geral, a otimização do jogo está impecável. Não tive nenhum problema com queda de quadros ou travamentos durante minha experiência, e os carregamentos utilizando um SSD são praticamente instantâneos, levando de um a meio segundo para dar viagem rápida ou entrar em novas áreas.

Muito dessa boa otimização se deve ao fato de o jogo ser no estilo anime, então os gráficos são bem mais simples do que outros jogos lançados este ano, o que não é uma surpresa tão grande, o jogo ser tão leve.

Sand Land

Sand Land não é um jogo que se destaca por ter mecânicas inovadoras ou gráficos excepcionais, mas ele cumpre com maestria seu papel principal, que é divertir. 

Mesmo sendo um jogo simples, ainda é inegável que Sand Land pode divertir a grande maioria do público, principalmente aqueles que não possuem muito tempo para jogar e aprender mecânicas e estratégias complexas de combate. 

A frase que define este jogo é: “Pegue o controle, jogue e relaxe”. 

9.5