Sega pode adquirir a desenvolvedora de Angry Birds por US$ 1 bilhão

Sega está próxima de adquirir a Rovio Entertainment, a desenvolvedora finlandesa responsável pelo sucesso global Angry Birds, por cerca de US$ 1 bilhão, segundo fontes familiarizadas com o assunto citadas pelo Wall Street Journal. As negociações avançadas indicam que a transação poderá ser concluída em questão de dias, desde que não ocorra nenhum imprevisto.

A Rovio já havia recebido uma proposta de aquisição da Playtika, desenvolvedora israelense de jogos casuais, no valor de US$ 810 milhões em janeiro. Entretanto, a Rovio anunciou que estava em processo de revisão estratégica e iniciando discussões com diversas partes, incluindo a Playtika, o que acabou não se concretizando. Com isso, a empresa está livre para negociar com a Sega.

A aquisição da Rovio é vista como um movimento estratégico da Sega para expandir sua presença no mercado de jogos móveis. A Rovio é conhecida por sua franquia Angry Birds, que se tornou um sucesso mundial desde o lançamento do primeiro jogo em 2009. Além disso, a empresa tem outras marcas populares como Bad Piggies e Battle Bay.

A Rovio tem enfrentado desafios para encontrar um modelo de negócio que acomode tanto o sucesso de Angry Birds quanto o restante de seu portfólio de jogos. Em fevereiro, a empresa anunciou que estava removendo a versão para Android de Angry Birds e renomeando a versão para iOS, alegando que a popularidade do jogo estava afetando negativamente os outros jogos da empresa.

Segundo o gerente da comunidade de Angry Birds, Shawn Buckelew, em uma explicação no servidor Discord do jogo, a popularidade de Angry Birds, que custa US$ 0,99 sem microtransações, estava impactando negativamente os outros jogos da empresa: “Se esses outros jogos não melhorarem e crescerem, então a perspectiva de toda a empresa muda. É mais difícil criar novos jogos ou trabalhar em novos projetos. Tenho certeza de que isso não é algo que vocês querem”.

Com a aquisição, a Sega pode ajudar a Rovio a encontrar um modelo de negócio mais sustentável e fortalecer ainda mais sua posição no mercado de jogos móveis.

Fonte: VGC