Segurança e Inovação em Destaque no Segundo Relatório de Transparência do Xbox

A Xbox lançou o seu segundo Relatório de Transparência, demonstrando um grande investimento na segurança do jogador e uma abordagem inovadora para garantir experiências positivas de jogo.

A Xbox detalhou os seus esforços de moderação de conteúdo, que incluem medidas destinadas a reduzir a toxicidade e interromper o conteúdo impróprio antes de chegar aos jogadores. As medidas proativas da empresa contam com a inteligência artificial e a plataforma Community Sift, orientada por humanos, capaz de identificar conteúdo ofensivo em milissegundos em texto, imagens e vídeo. Em 2022, o Community Sift avaliou mais de 20 bilhões de interações humanas na plataforma Xbox.

O relatório vem em um momento em que os videogames atingem mais de 3 bilhões de jogadores em todo o mundo e as comunidades online continuam a crescer. A Xbox reforça seu compromisso em desenvolver um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor para todos os jogadores, promovendo a camaradagem, competição saudável e amizade.

Entre as principais conclusões do relatório, destacam-se:

  • A importância das medidas proativas: 80% das ações tomadas pela Xbox foram resultado de esforços proativos de moderação. Estas ações, que incluem medidas automatizadas e humanas, têm o objetivo de filtrar o conteúdo antes que ele alcance os jogadores. Além disso, foram detectadas e aplicadas medidas proativas contra 100% de adulteração de contas, pirataria, phishing e contas fraudulentas/não autênticas.
  • Aumento do foco em conteúdo impróprio: em resposta aos comentários dos jogadores, a Xbox ampliou sua definição de conteúdo vulgar para incluir gestos ofensivos, conteúdo sexualizado e humor grosseiro. Esta mudança de política, juntamente com melhorias em seus classificadores de imagens, resultou em um aumento de 450% na aplicação de restrições a conteúdo vulgar, com 90,2% sendo moderados proativamente.
  • Ênfase em contas inautênticas: a moderação proativa do Xbox levou a um aumento de 16,5 vezes na detecção de contas inautênticas em comparação com o mesmo período do ano passado. A equipe de segurança do Xbox emitiu mais de 7,51 milhões de ações proativas contra contas inautênticas, que geralmente são contas automatizadas ou criadas por bots e que podem prejudicar a experiência dos jogadores.

A Xbox mantém seu compromisso em investir e aprimorar sua tecnologia, garantindo que os jogadores possam ter experiências seguras, positivas e convidativas.