Songs of Silence é um verdadeiro título de estratégia 4X, o termo implica em: explorar, expandir, extrair e exterminar. No carregamento inicial do mapa temos geralmente o objetivo da fase já dado para o jogador, como derrubar a base x de um inimigo.
A base em questão fica determinada no radar, porém até que o jogador consiga atingir a missão dada inicialmente temos muito chão pela frente. A cada turno, podemos dar passos de forma limitada, por exemplo: a nossa heroína pode dar 10 passos em uma única rodada, com base nesta limitação vamos guiando o nosso rumo buscando sempre ser o mais assertivo possível, sem desperdícios.
Após a marcação de passos ser atingida, encerramos o nosso turno e aguardamos a próxima rodada para mais 10 passos para frente. Contudo, geralmente controlamos mais de um grupo por vez, podemos dar para estas partys objetivos distintos em busca de recursos e capturas de assentamentos.
Conforme as batalhas vão sendo travadas no mapa-múndi, a cada êxito na arte da guerra, experiências vão sendo obtidas. Levels vão avançando, consequentemente desbloqueamos uma quantidade maior de soldados para o campo, aumentando o nosso poderio ofensivo e empurrando nossos adversários contra a parede.
E se eu ando na parte inferior do mapa, o nosso adversário não fica atrás e anda na parte superior também. Muito cuidado com chegadas repentinas em lugares onde você menos espera. E por falar em cuidado, bora falar do combate que ele é muito importante e não deve ser menosprezado.
Por mais que ele seja automático (basta ir de encontro ao inimigo que ele se inicia), toda atenção nestes momentos. Cada herói possui algumas habilidades de fábrica, estas skills devem ser ativadas durante o duelo em uma ativação no formato de carta, exemplo: nossa protagonista tem uma carta de um touro, ativando o animal logo vemos um círculo que podemos guiar pelo campo de batalha.
Geralmente o touro faz com que tropas específicas do nosso plantel sejam teletransportadas para o local desejado, sendo assim conseguimos pegar uma backline com mais facilidade por assim dizer.
Mesmo vencendo os confrontos não temos moleza, as mortes dos soldados são permanentes (com exceção dos heróis). A saúde do exército também não regenera de forma imediata, eles precisam de longos turnos de descanso para que assim eles consigam voltar ao 100%. Em muitos casos, a substituição é inevitável, nem sempre podemos esperar tanto tempo assim.