Terror na vida real? Registrado oficialmente o primeiro caso de fungo vegetal que infectou um ser humano

Parece ou não o prelúdio da história de “The Last of US”?

Para aqueles que são fãs do jogo The Last of US, e, igualmente, se impressionaram com a série da HBO, deve soar como uma espécie de terror da vida real a notícia divulgada esta semana de que, pela primeira vez na história conhecida da humanidade, uma pessoa foi infectada por um fungo vegetal.

O episódio foi registrado no periódico científico Medical Mycology Case Reports e informa que o causador da infecção é o “Chondrostereum purpureum”, fungo conhecido por causar a doença caracterizada por folhas prateadas nas plantas infectadas. Detalhe: o organismo invasor, como explicado no estudo, costuma causar a morte destas.

O paciente zero, ou melhor, o doente infectado, foi, segundo tornado público, um homem indiano de 61 anos. Este, como explicado, é um profissional especializado em micologia de plantas que se dedica ao estudo de cogumelos, fungos vegetais e materiais em decomposição.

Os sintomas iniciais teriam sido rouquidão, tosse, faringite recorrente, fadiga, dificuldade para engolir e anorexia. Este último, registrado nos meses anteriores ao atendimento. Foi necessário submeter o doente a uma tomografia computadorizada para que o diagnóstico começasse a ser formado. O exame revelou aos médicos uma infecção na traqueia direita. Desta foi aspirado pus, material posteriormente submetido a análises clínicas. Por fim, o exame laboratorial confirmou o impressionante crescimento de uma colônia fúngica.

A vítima só foi declarada totalmente livre da infecção e, tão importante quanto, sem risco de recidivas, após dois meses de tratamento e o acompanhamento clínico por outros dois anos. A descoberta desse primeiro caso, como é possível imaginar, despertou a atenção de médicos, biólogos e cientistas. Tanto que a amostra do fungo foi encaminhada para o Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é que o caso fique registrado para referência e pesquisa sobre fungos de importância médica. Além disso, o caso dispara o alerta para as implicações do aquecimento global. Parece ou não o prelúdio da história de “The Last of US”?