Depois de um longo tempo sem lançar um novo game com sua assinatura, a Telltale Games retornou com tudo com The Expanse, um jogo de ficção científica e aventura com elementos de sci-fi. A trama é dividida em episódios, sendo o primeiro lançado em 27/07/23. Hoje, trago a vocês a análise dos 3 primeiros episódios e já adianto que não haverá spoilers aqui.
Narrativa: A trama se passa antes dos eventos da série de TV de mesmo nome. Nela, assumimos o papel de Camina Drummer, comandante da nave de sucateiros Artemis. A nave enfrenta dificuldades, sem suprimentos e com pouco combustível, consequência das más decisões de Cox, capitão e chefe da embarcação.
A gameplay começa com Drummer e outros membros da tripulação explorando a Urshanabi, uma nave da ONU abatida por piratas em busca de suprimentos. Lá, Camina encontra dados com coordenadas de um tesouro descrito como o El Dorado dos Sucateiros, dando início à nossa saga pelo espaço em busca desse tesouro, repleta de reviravoltas e tensão.
Em uma narrativa com altos e baixos, mas com personagens muito bem desenvolvidos, The Expanse: Telltale Series nos imerge nesse universo.
Alguns personagens nos cativam, enquanto outros nos desagradam, reflexo da complexidade com que cada tripulante foi construído. Entre eles, temos os Irmãos Morozov, dois gêmeos na tripulação cujas interações são memoráveis, especialmente se simpatizarem com você. Entre os tripulantes, temos também Maya, uma engenheira marciana e possível interesse amoroso de Camina, caso o jogador assim deseje. Maya é carismática e inocente, trazendo leveza a momentos mais densos da trama.
Além desses, temos mais três tripulantes: Khan, uma piloto veterana que é um pouco rígida com Drummer; Virgil, um médico de personalidade neutra que tem certa afinidade com Camina; e Cox, o capitão da Artemis, que inicialmente parece ser um aliado de Drummer, mas esconde muitos segredos e não tem grande presença na trama.
Como marca registrada da Telltale, as escolhas são cruciais. Desde a forma como você interage com um membro da tripulação até decisões tomadas em momentos-chave, tudo influencia sua gameplay e o desenrolar da história. As escolhas em “The Expanse” foram elevadas a outro patamar; até o diálogo mais simples pode afetar seu relacionamento com os demais membros da Artemis, e em uma tripulação de sucateiros, isso é fundamental.
Jogabilidade: Diferentemente de muitos outros jogos da Telltale, The Expanse abandona os gráficos cartunescos e investe em um 3D bem elaborado, mas mantém muitas características do design antigo, como visto em “The Walking Dead: Telltale Series”. No entanto, o jogo tem uma estética e mecânicas únicas.
Apesar de ser um game focado na narrativa, há muitos momentos de exploração. Drummer é equipada com botas gravitacionais e propulsores, permitindo ao jogador conhecer cada canto do cenário, especialmente no espaço, onde exploramos naves destruídas com riqueza de detalhes.
Além do objetivo principal, durante a exploração, podemos encontrar objetivos secundários, como buscar itens para membros da tripulação, que podem influenciar no desenvolvimento de um personagem e no seu relacionamento com Drummer. Há também coletáveis e itens espalhados que podem gerar diálogos com os membros da Artemis.
O combate é simples, mas, sendo um jogo point-and-click, tem seus momentos de tensão. Admito que houve poucos momentos de combate nos 3 primeiros episódios, mas, mesmo sendo escassos, foram bem executados e satisfatórios.
Após 4 anos sem novidades, a Telltale Games retorna para nos apresentar o incrível universo de The Expanse sob sua perspectiva, permitindo ao jogador moldar a história. Como grande fã dos jogos da Telltale, estou ansioso pelos próximos episódios dessa obra magnífica.
Se você busca um jogo envolvente do começo ao fim, encontrou. Quando os demais episódios forem lançados, retornarei para fazer uma análise completa, repleta de spoilers. Se quiser ver minha reação e me assistir jogando, siga-me no meu canal da Twitch. Lá, você encontrará spoilers desta e de outras análises. Muito obrigado a todos que nos acompanham e até a próxima!
The Expanse está disponível para PlayStation 4 e 5, PC, Xbox Series X e Series S, Xbox One
Nota final: Agradecemos a Telltale Games por nos disponibilizar uma cópia do jogo para review.