Thief Simulator 2: Estratégias e furtividade aprimoradas
Thief Simulator 2: Como o nome já sugere, é um simulador de ladrão, sendo a sequência do jogo de mesmo nome lançado em 2018, agora com uma nova versão mais elaborada e com novas mecânicas.
A história
O jogo não possui uma história definida, mas basicamente iniciamos a partida fugindo do nosso esconderijo enquanto somos procurados por outros bandidos e guiados por uma ligação telefônica de um número desconhecido. Esse desconhecido nos orienta em tarefas para lidarmos com nossa dívida com esses bandidos, enquanto evoluímos como ladrão profissional. No simulador, temos um mundo semiaberto, dividido por ruas e bairros diferentes, que simula um ciclo de 24 horas. Podemos roubar todas as casas no mapa, cada uma com moradores que têm rotinas aleatórias e distintas, forçando o jogador a ser astuto, utilizando o tempo e o ambiente a seu favor. É nesse ponto que o jogo se torna divertido, oferecendo várias maneiras de realizar os roubos, com ênfase na furtividade, usando ferramentas e habilidades de forma inteligente e estratégica, lembrando Payday, mas sem a parte dos tiroteios. Em Thief Simulator 2, o jogador precisa usar a inteligência e ser estratégico para realizar um roubo perfeito.
Habilidades e Equipamentos
Além da furtividade e estratégia, o jogador tem acesso a equipamentos variados que auxiliam nas empreitadas, desde drones que desativam câmeras até carnes para distrair cachorros, oferecendo uma ampla gama de opções para o inventário e proporcionando um grande fator replay ao jogo e, claro, muita diversão. Além dos equipamentos, temos a árvore de habilidades, que vamos desbloqueando ao subir de nível e montar nossa própria build. Alguns itens concedem habilidades dependendo de sua raridade, e algumas casas requerem um nível de habilidade mais alto.
Esconderijo
O esconderijo é nossa casa segura, onde treinamos as habilidades desbloqueadas. Nele, temos acesso ao Dark Browser, onde podemos comprar equipamentos, vender os itens roubados, receber dicas de itens e acessos às casas do mapa, facilitando muito os roubos, além de tarefas secundárias e recompensas. O esconderijo é customizável conforme a preferência do jogador.
Veículo
Um dos aspectos mais interessantes do jogo é o veículo, que não é apenas um meio de fuga, mas também permite descansar no carro para passar o tempo, guardar itens para poupar espaço na mochila ou sair dirigindo pela cidade. A física do carro é muito boa e divertida, mesmo com controles rígidos, tornando a direção um detalhe único e bem trabalhado. Além disso, o veículo é personalizável, desde a estética até o motor e freios.
Thief Simulator 2
Thief Simulator 2, mesmo sem uma narrativa impressionante, consegue engajar o jogador com sua jogabilidade estratégica e divertida, fazendo com que pense cuidadosamente em cada passo dado ao longo do jogo. O jogo possui alguns defeitos, principalmente na inteligência dos NPCs, que falha em alguns momentos, mas isso não prejudica a experiência, no máximo provocará algumas risadas.