Top Racer Collection, uma carta de amor aos fãs das corridas em 16bits

No dia 6 de março de 2024 a Qubyte, estúdio brasileiro, lançou no mercado uma das coletâneas mais emblemáticas remasterizada de todos os tempos para nós brasileiros, ainda mais para os que assim como eu já passam dos 30 anos de idade nutrindo a paixão por games, e com isso relembrando os bons momentos de sessão da tarde jogando sozinho ou com amigos os campeonatos dos jogos de corrida, Top Gear para nós e Top Racer para o restante do mundo.

Detalhes técnicos

A coletânea remasterizada trás os 3 primeiros jogos da franquia completos e sem nenhuma diferenciação de conteúdo em relação aos títulos originais no Super Nintendo. 

No aspecto técnico a experiência original foi completamente preservada, tanto no aspecto de frame rate quanto de jogabilidade, porém foram adicionadas novas possibilidades dentro do remaster que ajudam tanto os mais puristas quanto os mais novos na franquia. 

O jogo está totalmente traduzido para nosso idioma, um baita acerto visto o quão estimado é esse jogo em nosso país. Conta com diversos filtros de imagem para quem quer reviver por exemplo a experiência de jogar em uma TV de tubo, aspectos de imagem em 4:3 e 16:9 também estão inclusos nas opções de acessibilidade do jogo, detalhe que o preenchimento de toda a tela com o aspecto 16:9 não distorce os pixels e nem causa aquela estranheza que muitos jogos de 16bits criam quando se estica a imagem para preencher os monitores 16:9. 

Pode-se também mudar os controles de forma livre para melhor se adaptar com o seu jeito de jogar, e as configurações se aplicam a todos os jogos, isso pode ser positivo ou negativo dependendo de quem está jogando. 

Novidades da coletânea

Essa remasterização não trás apenas os jogos como eles eram em uma resolução maior e se limitando a isso, contamos com menus reestilizados e novas funcionalidades. 

Passwords foram abandonados e agora o jogo tem auto save para o jogador não perder seu precioso tempo anotando códigos infinitos. 

Foi introduzido a possibilidade que de longe foi a ideia mais revolucionária, os campeonatos em coop online, o jogador pode abrir uma sala e compartilhar com um amigo e ambos jogarem as copas, salvando o seu progresso mesmo não estando no mesmo local. A função de tela dividida também foi mantida como nos títulos originais. 

Agora contamos com a possibilidade de criarmos copas, ou seja, o jogador pode usar a sua criatividade para criar a sua própria copa para jogar solo ou compartilhar com os amigos, porém essa ferramenta não permite criar um campeonato com pistas de todos os títulos, o jogo limita-se a utilizar as pistas de cada jogo dentro dele mesmo, ou seja, somente é possível jogar as pistas do Top Gear 1 se a copa for criada dentro desse jogo e assim por diante.

A cereja do bolo por sua vez fica a cargo de um belo trabalho realizado pela Qubyte em criar um novo jogo em cima do primeiro Top Gear, jogo esse que recebeu o nome de Crossroads, ele é uma carta de amor a nós brasileiros apaixonados por corrida em 16bits, contando com novos 4 carros e o famigerado Uno de firma, é uma experiência muito divertida e realmente gera um sentimento de valorização que quase ninguém faz para nós. 

Top Racer Collection

Se o jogo vale a pena muitos devem se perguntar, bom a resposta é que sim, vale muito a pena! Seja pelo fato de termos novidades em termos de gameplay e preservação dos jogos que significam muito para a cultura gamer brasileira, como pela acessibilidade, mas também por ser um jogo pensado por brasileiros para brasileiros e merece o apoio da comunidade por um trabalho muito bem feito e entregar tantas boas experiências, seja para os jogadores antigos quanto para os novos. 

10

You cannot copy content of this page