A gameplay segue o mesmo modelo dos jogos anteriores. Com grande foco no desenvolvimento do seu museu, aqui é possível e bastante necessário que se use e abuse da decoração que o jogo dispõe, ponto esse que é algo muito deleitoso e para os jogadores com a imaginação mais aguçada, talvez, este seja o ponto mais alto do jogo. Dentre as decorações temáticas de cada museu você ainda pode contar com o pacote de decorações do Sonic (vendido separadamente), o que dá toda a cara da Sega.
No que tange aos museus vale ressaltar que o jogo traz uma grande variedade de temáticas para cada um deles, como museus com temática pré-história, vida marinha, sobrenatural entre outros. As ferramentas dentro de cada museu apesar de serem as mesmas mudam a experiência a cada novo museu que você desbloqueia, bem como a dinâmica de como administrar e evoluir cada novo museu.
Dentro da jogabilidade você pode decorar e editar salas, áreas de exposição bem como editar até mesmo papéis de parede e o piso, seja para uma área apenas ou para o edifício todo, bem como é possível editar a edificação do museu. Aos artistas com o controle na mão saibam que não há limites para a decoração em termos de quantidade de itens que se possa colocar nos museus, seja dentro ou fora da área construída.
A dificuldade do jogo por sua vez é bastante amigável, não há desafios demasiadamente elevados de nenhuma natureza, seja para atrair mais atenção ao museu, ou para administrar e lidar com problemas. É evidente que o jogo mira um público muito abrangente com o nível de dificuldade do game da forma que é, o que é bom, pois, em muitos casos você apenas quer jogar para relaxar e isso o jogo cumpre de forma excelente. Mas não se engane achando que é tudo muito simplório por não ser um jogo com dificuldade elevada, por outro lado os objetivos a serem alcançados na evolução do seu museu levam tempo e certo grau de atenção para serem concluídos.
O sistema de evolução do jogo se dá de uma forma bastante interessante, é necessário enviar seus especialistas aos mais diversos campos de exploração pelo mundo além do museu, para que, pesquisem e tragam novas peças ao museu, isso em todos os museus não muda, porém as peças sim, muitas peças são de natureza diferente do seu museu, logo é necessário adaptar as salas de amostra para não perde-las, como por exemplo explorar geleiras lhe dará peças congeladas que devem ser mantidas em local frio com um congelador próximo, isso faz com que a dinâmica de cada peça altere a sua forma de lidar com um museu de temática diferente da inicial.
Contrate novos colaboradores, treine e administre bem cada um para que eles não se sintam insatisfeitos com o trabalho, bem como possam fazer com que mais visitantes venham e saiam mais satisfeitos do seu museu, isso é um fator determinante para o seu sucesso, e para atrair a atenção do departamento de cultura bem como de visitantes VIPs que são pessoas famosas no universo de Two Point Museum.