Jogo disponibilizado pela Stunlock Studios

V Rising é um jogo de ação e aventura que mistura elementos de RPG e sobrevivência, semelhante a jogos como Ark: Survival Evolved e Palworld, com um tema centralizado em vampiros. Nesta análise, darei minhas impressões sobre o jogo e destacarei seus pontos fortes e fracos.

Gostaria de agradecer ao pessoal da Stunlock Studios por disponibilizar o jogo para que esta análise pudesse ser feita.

História

V Rising não é o tipo de jogo que foca no enredo, ele serve apenas de pano de fundo para justificar os acontecimentos e elementos presentes no jogo.

No jogo nos assumimos o papel de um vampiro acordando de seu sono logo após ser derrotado por humanos, que se organizaram e resolveram acabar com todos os vampiros de uma só vez.

Agora o jogador terá que recuperar não só o território perdido, como também se fortalecer novamente.

Jogabilidade

Como eu disse logo acima, o seu personagem ainda é fraco, então você vai precisar coletar recursos para criar armas e armadura e matar monstros e animais para absorver seu sangue e se fortalecer ainda mais.

Não existe a necessidade de comer ou beber água, afinal de contas somos vampiros, então a parte de sobrevivência fica por conta de criar uma base para se proteger do sol e coletar recursos pelo mapa para criar poções e outros itens variados.

Criar uma base não serve apenas para se proteger do sol, pois é nela que vamos realizar a maior parte da nossa progressão, criando bancadas de trabalho, fornalhas, serrarias e mesas de pesquisa para desbloquear novos itens e estruturas.

Nos castelos também é possível criar estruturas que ajudam na coleta de recursos, como por exemplo armadilhas para capturar animas, locais para plantar ervas e outras plantas, e é possível até mesmo capturar alguns humanos para serem usados como escravos, deixando tudo mais automatizado.

Caso seja do interesse do jogador, é possível deixar o castelo bem mais agradável aos olhos, já que existem vários itens cosméticos que podem ser colocados e mudar a atmosfera do lugar ao seu gosto. 

Deixando essa parte do castelo de lado, vamos falar das mecânicas de combate e habilidades. 

Para começar, além das habilidades vampíricas existem varias armas corpo a corpo, como espadas, machados, lanças, e algumas armas de ataque a distância. Essas armas além de servirem para coletar determinados recursos são usadas durante o combate, dependendo da raridade algumas possuem habilidades especiais, um exemplo disso seria a espada de cobre que permite que o personagem gire e cause danos a vários alvos em volta.

Existem varias magias de elementos diferentes que podem ser desbloqueadas matando certos chefes pelo mapa. Cada jogador pode escolher se especializar em um tipo de magia ou fazer uma mistura entre elas, aumentando a variação de jogabilidade de cada jogador.

Alguns chefes quando são mortos liberam a possibilidade de se transformar, um exemplo disso seria o lobo alfa, que é o primeiro chefe a enfrentarmos, e o matando liberamos a possibilidade de se transformar em um lobo. A vantagem de se transformar em lobo seria o aumento da velocidade de movimento do personagem e fazer com que os outros animais no mapa deixem de ser hostis.

Por sermos vampiros é importante absorver sangue das criaturas, porem aqui isso não é feito para se alimentar, e sim para se fortalecer, visto que diferentes tipos de criaturas oferecem tipos de sangue diferente, que geram atributos diferentes, baseado no nível de pureza do sangue.

Matar um animal ou humano com a concentração de sangue alta oferece benefícios melhores do que um sangue menos puro. Cada jogador deve decidir qual tipo de sangue o agrada mais e depois buscar a fonte mais pura o possível para aumentar os benefícios. 

Ambientação

O mapa do jogo é fixo, não importa quantas vezes você inicie um novo jogo, ao invés disso é possível escolher em qual local o jogador vai iniciar seu jogo.

Grande parte do mapa é formada por florestas e montanhas, o que não é ruim já que as arvores e morros fornecem sombra para se proteger do sol. No geral o que muda é o tipo de floresta, algumas são mais abertas e outras mais fechadas.

Existem varias cavernas, acampamentos e masmorras que podem ser exploradas, e todas elas são muito bem detalhadas.

Aspectos Técnicos

No geral o gráfico é bem competente, os monstros e estruturas estão bem detalhadas e a vegetação é bem densa. Nos vários acampamentos espalhados é possível notar vários elementos no cenário, barris, camas, mesas com vários objetos em cima.

Os efeitos das habilidades e magias também são muito bons, principalmente em níveis mais avançados, onde o numero de habilidades é bem maior tanto por parte dos chefes quanto do jogador.

Durante minha experiencia não presenciei nenhum bug, o que é raro nos dias atuais.

Agora vem o que eu acredito ser o principal problema do jogo, que é o tempo de carregamento inicial. Tanto em servidores abertos quanto no meu mundo privado, o tempo para carregar o mapa é excessivamente alto, em alguns momentos eu fiquei esperando cerca de 2 minutos até o mapa carregar.

V Rising

V Rising é um jogo com uma proposta interessante e mecânicas bem trabalhadas, porem não vai agradar a todos os públicos, principalmente aqueles que gostam de jogar sozinhos.

Existem vários servidores dedicados onde os jogadores constroem bases e se fortalecem juntos, e qualquer jogador que decidir entrar em um desses servidores sem ter um grupo formado vai estar em uma tremenda desvantagem, já que os recursos e melhores territórios para construção de bases vão estar sendo disputados a tapa por outros vampiros.

Caso ainda sim o jogador decida jogar sozinho em um mapa privado, é recomendado mudar os valores de obtenção de recursos e velocidade de refino dos mesmos, para deixar a experiencia mais balanceada. 

9