Vazamento: Novo processador AMD Zen5 marca 123K de pontos no Cinebench

Embora a arquitetura AMD Zen5 ainda não tenha sido lançada, já há amostras de engenharia em funcionamento nos laboratórios. De acordo com o canal do Youtube Moore’s Law is Dead, uma imagem mostrando um hardware pré-lançamento do Zen5 rodando um popular benchmark foi divulgada. A CPU testada é um processador EPYC de 64 núcleos com dois soquetes Zen5. O sistema mostra 128 núcleos e 256 threads, o que aparentemente foi suficiente para obter 123K pontos no teste multi-core do Cinebench R23. Isso é cerca de 15% a mais do que o processador Genoa (Zen4), que foi testado recentemente, e quase no mesmo nível dos processadores Sapphire Rapids HEDT da Intel com overclock e uso de nitrogênio líquido.

A amostra de engenharia do Zen5 rodava com um clock de até 3,85 GHz, mas não se sabe se esse é o pico de velocidade de impulso para essa amostra ou algo próximo à média. Além disso, a imagem da Windows Task Manager mostra o cache L1 em 10 MB, ou seja, 80 KB por núcleo (o Zen4 tem 64 KB).

A amostra testada apresentava 8 CCDs, com cada chiplet tendo 8 núcleos. Além disso, é mencionado que uma variante do processador Zen5, chamada Turin-Dense, teria 16 núcleos por chiplet.

O AMD EPYC Zen5 deve ser lançado no próximo ano. Ele será uma arquitetura completamente redesenhada com um novo pipeline e otimizações integradas de inteligência artificial. O Zen5 para consumidores deve ser compatível com o mesmo soquete AM5 usado pelas placas-mãe da série 600. O mesmo suporte é esperado da plataforma EPYC SP5.

Fonte: Videocardz / Moore’s Law is Dead