Chave enviada por Sandbox Strategies

Finalmente chegou ao mercado Warhammer 40,000: Space Marine 2, sequência de um baita hack and slash disponibilizado ainda na geração do PlayStation 3 e Xbox 360.


Sabe aquele sentimento de finalizar os monstros inimigos na mais pura agressividade, sem se importar muito com background nem nada, assim era o seu título inicial (leve disclaimer, eu sei que a franquia Warhammer é bastante conceituada e rica em detalhes, porém isso importava? Ao meu ver não por aqui).


O 2 vai seguir exatamente estes conceitos? Vem comigo que eu te conto. Esta análise foi realizada em uma gameplay do Xbox Series S após o seu lançamento oficial. Em nome da Safe Zone Games, agradeço a chave disponibilizada gentilmente.

História

Novamente temos Demetrian Titus como personagem principal e jogável no comando desta história. O jogo se passa inicialmente no 42º Milênio durante a Era Indomitus ou a Era do Império Sombrio se preferirem. Não entrando muito em detalhes sobre o final do primeiro game, Titus acaba sendo preso por ordens do Inquisidor Thrax.

Após alguns acontecimentos (e muito tempo depois)… Titus é resgatado e recebe uma nova oportunidade para regressar aos Ultramarines para uma nova batalha sem precedentes. Agora os nossos marines além de terem que lidar com a ameaça da galera do Caos (presente no jogo 1), teremos também embates com exércitos e mais exércitos de Tirânidas, uma raça alienígena insectoide que quer consumir tudo que eles veem pela frente. São ágeis e andam quase sempre em bandos.

Jogando

Frenético, intenso e visceral! A sequência traz de volta os mesmos elementos do seu primeiro título só que agora com recursos mais avançados. Uma das grandes mudanças já sentidas logo de cara é a existência de parry nos ataques com a marcação azul dos inimigos. Em mobs mais fracos equivale a finalização imediata e recuperação de escudo. Em mobs médios e fortes eles recebem um stun momentâneo.

Sobre os recursos mais avançados mencionado mais cedo, falo sobre belos gráficos, uma ambientação absurda e também a visualização da quantidade de inimigos chega a ser surreal. Basicamente podemos ver em várias partes do game os Tirânidas vindo de muito longe com o seu exército imparável, comparo aqui com a quantidade de ratos presentes em A Plague Tale: Requiem ou com os zumbis de Guerra Mundial Z, eles correm desenfreadamente e formam meio que uma escada com os seus corpos para alcançar os locais onde o jogador se encontra.

Da mesma forma que isso encanta nas primeiras horas rapidamente seu brilho se esvai. O título infelizmente é bastante repetitivo e com pouquíssimas variações. Sub chefes e chefes de fato não são nada marcantes, design pouco inspirado e sem um trilha que empolgue o jogador (com exceção de sua batalha final).

O game utiliza muitas, muitas e muitas vezes o recurso de proteção de ponto. A o elevador está vindo, proteja o local até ele chegar. O gerador de não sei lá o quê está resetando, proteja até ele voltar a normalidade. Proteja a antena de ataques aéreos para a transmissão ser concluída… É sempre a mesma coisa.

E aqui acho que caímos em um problema ainda maior. Warhammer 40,000: Space Marine 2 é um título que ao meu ver deve ser jogado obrigatoriamente com amigos. Diferente do original que era bem tranquilo de se jogar a campanha e o online só complementava a experiência, o 2 eu já vejo de uma outra forma, jogando solo é um game medíocre, repetitivo e que só vai ter um up na história a partir do ato final. Agora com um co-op online dá pra relevar alguns pontos e ele se torna um experiência ok.

Aspectos técnicos

No Xbox Series S ele tem um bom desempenho, durante a minha jogatina tive pequenos travamentos em uma ou outra parte mas foi algo bem rápido, não demorava muito para ele retornar ao seu normal. Em 9h de campanha tive 2 crashs, 1 inclusive foi na batalha final, mas graças a Deus o checkpoint é bem competente e em ambas as vezes voltei a poucos minutos do momento que eu estava.

O título tem 2 momentos de loadings, o primeiro é quando você embarca para a missão, entrando na sua nave e recebendo briefing com os objetivos do lugar/planeta que você está indo. E o outro é justamente no seu retorno, após ter concluído o que você tinha pra fazer ali e está voltando para a sua base.

O primeiro é um pouco demorado confesso, dava para mexer um pouco no X enquanto isso. Já o segundo também demora mas não tanto quanto o primeiro, é bem mais tranquilo.

Warhammer 40,000: Space Marine 2

Warhammer 40,000: Space Marine 2 pede, suplica, implora para ser jogado com co-op online. Talvez a minha nostalgia esteja me traindo mas na minha cabeça o primeiro era muito mais divertido e interessante, não voltei lá para conferir mas fica o relato.

Ou quem sabe eu tenha mudado e a simples jogatina nos moldes do Xbox 360 já não me conquiste mais? Para quem busca gameplay frenética e belas finalizações sem se importar muito com nada, definitivamente é o título certo. Agora para quem busca aquele estalo a mais, ele vai te deixar na mão.

Em muitos momentos me senti jogando um Aliens: Colonial Marines, sem recheio, sem emoção, sem vida. Na experiência solo eu ficaria com uma nota 5, mas pela virada na história ali no final e pelo seu online satisfatório ele acabou ganhando alguns pontinhos comigo.

7