Expansão disponibilizada pela Blizzard Entertainment

World of Warcraft: The War Within é, definitivamente, muito World of Warcraft. Foi a experiência mais memorável e definitiva de World of Warcraft que eu já joguei nos últimos anos. Se eu pudesse resumir em uma única frase mais específica, eu diria que “The War Within é muito videogame”.

Se você busca outras propostas de evolução dentro do jogo, você vai encontrar. Porém, se estiver esperando algo que a indústria te oferece como “next gen”, vai se frustrar um pouco, única e exclusivamente porque estará procurando pela proposta errada.

World of Warcraft – The War Within revive a aventura dos amantes da saga, apresentando personagens novos e cativantes, junto com os clássicos já conhecidos, como Thrall e Anduin.

Estou realmente entusiasmado e feliz por viver nesta época e poder saborear World of Warcraft em sua essência, ampliando suas mecânicas e sua lore e, acima de tudo, regionalizando a sua dublagem. SIM! REGIONALIZANDO!!!

Dito isto, meus caros amantes de videogame, vamos à crítica, e já adianto: um sonoro e esplêndido 10/10.

História

The War Within é a primeira parte de uma nova saga intitulada Worldsoul Saga. Esta nova expansão, já começa com uma grande imersão no subterrâneo de Khaz Algar, com paisagens de tirar o fôlego onde um vasto reino escondido revela antigas civilizações, incluindo o império nerubiano. 

O enredo gira em torno de Xal’atath (escrever esses nomes é um desafio, me ajuda aí Blizzard), uma entidade conhecida como Arauto do Vazio. Após reunir um exército de Nerubianos, ela se torna uma ameaça iminente para Azeroth. O objetivo de Xal’atath é usar o Coração Negro, um artefato sombrio que contém a essência do lendário proto-dragão Galakrond, para corromper a poderosa Alma do Mundo de Azeroth. Esse artefato tem a capacidade de converter magia em energia sombria, o que coloca em risco todo o equilíbrio do planeta.

Podem ter certeza que vocês vão enfrentar novas aventuras em Khaz Algar, incluindo a capital Dornogal, uma área onde as forças da Aliança e da Horda se reúnem para combater essa nova ameaça. Essa narrativa se aprofunda nas relações entre Azeroth e as entidades cósmicas que moldaram seu destino ao longo dos milênios, como os Titãs e o Vazio. Com uma história cheia de intrigas, ação e mistério, The War Within é mais um marco no universo de World of Warcraft e um acerto  de mão cheia para os amantes e fãs da Saga. desafiando os jogadores a salvar Azeroth mais uma vez de uma ameaça de proporções cósmicas. 

Narrativa

A narrativa de “The War Within” é uma grande evolução dentro do jogo. O desenvolvimento de cada personagem na história dentro do jogo está bem aprimorado, com muitos momentos emocionantes, um em específico que eu não vou dar spoilers, mas você vai chorar. Toda a trama é bem contada e amarrada dando sentido aos seus acontecimentos e as cinemáticas, que diga-se de passagem são um desbunde e tanto que contribuem para o espetáculo que é “The War Within”

Visuais e Direção de Arte

Apesar do tom cartunesco de World of Warcraft, a nova expansão renova os gráficos, mantendo a essência ao mesmo tempo que atualiza seu campo de visão e iluminação com paisagens de tirar o fôlego e dá uma nova roupagem, a roupagem da imensidão. Isso ajuda a tornar o jogo mais imersivo e manter o jogador atento a tudo e querendo explorar cada canto do mapa. As texturas e filtros também são bem aplicados, seja nos personagens, itens, cenário e folhagem.

Trilha sonora

A trilha sonora acompanha o ritmo intenso da aventura ao mesmo tempo que mantém o equilíbrio entre o épico e o andamento do jogo. A forma como a trilha sonora respeita os momentos do jogo entre alívio cômico, batalhas e momentos de tensão são muito bem colocadas e elaboradas. Sem contar que o tom épico que nos remete aos filmes medievais realmente faz uma grande diferença durante a aventura. Agora coloque isso junto com a adireção de arte e você tem uma experiência renovadora de World of Warcraft.

Gameplay

Agora vamos falar do que interessa: CAIR NA PORRADA COM O SEU TANQUE, PELA HORDA! Ok, vou me conter aqui, desculpem. A gameplay é o que é, se você está acostumado com WoW, é só seguir em frente. Mas se você não está acostumado, não é um bicho de sete cabeças: Mova seu personagem com as clássicas W,A,S,D  e use o mouse para selecionar os itens e golpes em sua barra de habilidades durante as lutas. A barra de habilidade fica centralizada abaixo e mostra tudo que você tem a sua disposição, pronto, é isso, facinho facinho.

O jogo é em terceira pessoa, mas a câmera não é fixa, você pode dar zoom ou tirar o zoom com o scroll do mouse e olhar o mapa em todas as direções.

Mecânicas

As mecânicas do jogo incluem o HUD de missões que fica a sua direita. As missões de campanha são sinalizadas com um “!” e as missões secundárias estarão espalhadas pelas cidades em pontos específicos e liberadas através de conversas. Na parte de baixo a sua direita ficam as bolsas de viagem, contendo os itens que você coletar ou que você ganhar, fique atento a novos itens importantes para adicionar ao seu personagem.

Dublagem

Sobre a dublagem eu gostaria de dizer que não apenas é primorosa, como me faz ter cada vez mais certeza que algumas empresas que se recusam a localizar os jogos em PTBR são extremamente preguiçosas nesse quesito. Não somente o jogo está dublado, como também está REGIONALIZADO. Simplesmente você vai conversar com NPC’s que vão te falar “MAS BAH GURI”, ou então um sotaque mais sulista ou sudestino.

Genialidade purinha da equipe. 

World of Warcraft: The War Within

Saindo da parte técnica, é importante ressaltar que “The War Within” é mais, muito mais que tudo isso. The War Within vai além de suas capacidades técnicas, é um deleite para os fâs e uma bela maneira de começar uma nova saga dentro do jogo.

Essa expansão é tudo. Tudo que os fãs da saga sempre amaram nesse universo, a imensidão das regiões inferiores e toda a história que se desenvolve, as inúmeras paisagens que nos deixam embasbacados, as missões que vão desde pequenas tramas e sabotagens até combates épicos e lutas contra Bosses. Tudo é grandioso em The War Within.

E não, não leia isso pensando que eu estou falando assim de forma exagerada. Aqui eu preciso ser verdadeiro com você: eu estou falando assim porque a expansão “The War Within” é tudo isso e um pouco mais. Uma nota 10 ainda é pouco mas é onde as notas me permitem chegar, por isso eu digo: 10/10.

Jogue “The War Within” hoje mesmo, PELA HORDA! 

10