Yakuza Kiwami e Yakuza Kiwami 2 | Nintendo Switch 2

A Ryu Ga Gotoku Studio decidiu que a franquia Yakuza devia chegar ao Switch, e a hora certa é agora pelo visto! Após o lançamento de Yakuza 0 Director’s Cut, temos também Yakuza Kiwami e Yakuza Kiwami 2, ambos com localização para português do Brasil, e agora também disponíveis para quem tem Nintendo Switch 2! Mas enfim, bora lá falar um pouco sobre os games.

O que é Yakuza Kiwami?

Yakuza Kiwami é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Ryu Ga Gotoku Studio e publicado pela Sega, nele você joga como Kazuma Kiryu, um membro do clã Tojo vivendo em Kamurocho na década de 90, e se envolve em vários conflitos relacionados a Yakuza, em um game onde o mundo é rico em atividades secundárias em um mundo aberto, não tão grande, mas bem condensado de conteúdo.

 A nomenclatura Kiwami é algo do tipo “remake” dos primeiros Yakuza do Playstation 2, as versões Kiwami já estavam disponíveis para Playstation 3 por exemplo, e até PC, mas recentemente chegaram ao Nintendo Switch 2 aproveitando a potência do novo console da Big N.

A história de Yakuza Kiwami (Somente sinopse para não te dar spoilers!)

Yakuza Kiwami 1 acontece após Kiryu ter sido culpado pela morte do seu chefe e um líder influente do clã Tojo, ou seja, Kiryu vai para a cadeia e passa uns 10 anos lá, e nesse tempo o mundo muda, a tecnologia evolve e os problemas também, amizades são desfeitas, uma nova hierarquia no clã Tojo surge e Kiryu agora tenta entender quem foi o real culpado pela morte de seu chefe e acaba entrando em um conflito de proporções inimagináveis e vários “Plot twists”, mas a pergunta que fica é: Você está preparado para matar sua “própria família” para proteger aqueles que ama?

A história de Yakuza Kiwami 2 (Somente sinopse para não te dar spoilers!)

Após os eventos de Yakuza Kiwami 1, Kiryu acaba se envolvendo em uma situação complicada, assassinatos e ataques terroristas começam a rolar em Kamurocho, e Kiryu novamente precisa proteger os interesses do clã Tojo e evitar mais matanças entre os grandes clãs, já que o filho do presidente da Omi Alliance faz uma rebelião e toma o clã para si, e o que ele mais quer é guerra! É Tojo x Omi Alliance, é Dragão de Dojima x Dragão de Kansai, é o Leste x Oeste em um confronto explosivo.

Opiniões sobre a história de Yakuza Kiwami 1 e 2 de forma geral:

Se tem algo nos games da franquia Yakuza que vale ouro, certamente é a história, sempre elaborada de uma forma em que o jogador precise racionar para entender certos assuntos, mas também não poupa tempo em passar informações de forma clara, com muitos diálogos e muitas cutscenes, que acredite, são extremamente relevantes, e pular apenas uma delas pode te fazer ficar perdido com o rumo da história, mas não se preocupe, os conflitos e tramas são tão intensos que mesmo nos momentos de calmaria você ainda vai se interessar, afinal, você é um Yakuza!

Em Kiwami vivemos o drama de uma mentira contado por Kiryu para proteger seu “irmão” de juramento, o Nishikiyama, e isso o faz perder anos de sua vida na cadeia, e a história é interessante, e é um golpe duro observar as mudanças que aconteceram na vida do nosso protagonista e daqueles que estão ao nosso redor, as mentiras contadas se transformaram em ferramentas de poder para que alguns subissem degraus construídos com sangue de outros… Um juramento é tão importante assim? Quando dois irmãos precisam decidir seus destinos em um embate entre justiça e sede de poder, as coisas ficam feias… Eu sei que estou falando em “charadas” aqui, mas é que não quero dar muitos detalhes da história, afinal, essa é a cereja do bolo da franquia, mas sentia que precisava te falar um pouco do que você vai sentir e pensar enquanto joga e observa o desenrolar dela. Porém o game que mais me pegou nessa segunda jogatina foi o Kiwami 2, eu amo essa ideia de brigas entre duas facções diferentes, de alianças serem desfeitas, de uma tomada de poder, de passagem de tocha de uma geração para outra, do fato da nova geração querer viver os momentos de loucura e anarquia de outros tempos apenas para se sentir viva. Gosto de um duelo entre “dragões” e de como a vida é feita de escolhas, e as vezes, nossas escolhas impactam os outros, mas quando falamos de Yakuza, elas causam um impactam quase como se fosse um meteoro…

 

E ainda tem as histórias secundárias que podem variar de você correr atrás de mendigos, ajudar estranhos na rua, e sempre vão ter histórias sérias e outras onde você não vai conseguir esconder a cara de tanta vergonha, mas essas histórias valem completamente seu tempo!

Atividades secundárias

Em yakuza as histórias tem começo, meio e fim, e certamente são o carro chefe, mas elas sempre darão liberdade para você fazer outras coisas, e aí vem a minha outra parte preferida da franquia, as atividades secundárias, você pode fazer corrida de carrinhos em lojas, pode ir para lojas da SEGA e jogar alguns títulos antigos deles, e em certos jogos da franquia tem até corrida de galo, pode sair para comer, vivistar os bares, conversar com lindas moças, ouvir música, ir para o Karaoke, é muita coisa que da para fazer e se divertir, afinal, um Yakuza de verdade não vive só de porrada não é? Afinal, você nunca sabe o que vai encontrar na próxima esquina…

O combate de Yakuza Kiwami

 Em Yakuza Kiwami você precisará enfrentar muitos inimigos, e para isso tem vários estilos diferentes de luta, cada um com seus benefícios e malefícios, alguns estilos são mais versáteis e você fica extremamente rápido, em outros você aumenta muito sua força física mas fica mais lento, e por aí vai, fora que ainda pode usar objetos no cenário para bater nos outros, ainda temos comidas que nos dão bônus de energia e stamina para poder derrotar hordas de Yakuzas famintos por combate! Já no Yakuza Kiwami 2 a diferença é grande, você já não tem mais como escolher estilos de combate, porém a jogabilidade melhora muito devido a troca de engine, o motor do jogo é trocado completamente e a movimentação e golpes ficam muito melhor, e da até para entrar em alguns prédios e explorar mais a cidade.

Podemos melhorar nossas habilidades usando pontos de experiência que ganhamos durante a jogatina, seja em missões, ou apenas descendo a porrada em geral, e esse xp faz a diferença, pois conseguimos novas técnicas, melhoramos nossa vida e por aí vai.

O que vem nessas versões?

-A versão de Nintendo Switch 2 para ambos os games custa cerca de R$ 147,90, ou você pode comprar um pacote com os dois e pagar R$ 261,90.

-Ambos estão localizados em português do Brasil, e eles tem gírias e palavrões, e diga-se que quem quer que tenha feito a tradução sabia o que estava fazendo.

-A performance está melhorada e o game roda a 60 fps (não tive problemas de quedas de frame ou algo do tipo)

 

É praticamente o mesmo game, mas com pequenas melhorias que tornam a experiência do jogador mais agradável, ao menos essas foram as mudanças que consegui notar.

Opiniões gerais

Fico feliz em saber que Yakuza é uma franquia de sucesso e que estão cuidando para que ela chegue nas plataformas da Nintendo também, seja pelo 0 Director’s Cut, Kiwami, ou Dark Ties, não importa, essa é uma das franquias que mais gosto, suas histórias são incríveis, bem feitas, e suas mensagens e críticas são atemporais ao meu ver, para mim, a SEGA tem uma mina de ouro em suas mãos, pode não vender tanto quanto um GTA, mas com certeza, quando você está lutando pelo futuro do clã Tojo, ou simplesmente protegendo um inocente e evitando injustiças, o seu coração vai se aquecer com Yakuza, não se deixe enganar pelo nome da franquia, ela não é sobre máfias e roubos, ela é sobre a vida, fala sobre perda, solidão, lealdade, ganância, irmandade, e acima de tudo, a luta para se tornar alguém melhor do que você já foi, nem que seja só um pouco. Eu odeio spoilers e por isso prefiro não comentar de outa forma sobe a história do game, mas é de fato a cereja do bolo.

A franquia pode não ser para todos os gostos, mas de fato ela é algo único, é difícil você conseguir fazer tantos games assim com tanta qualidade narrativa e sem perder seus fãs. Muitos amigos começaram a jogar recentemente e todos tiveram opiniões positivas.

Yakuza Kiwami 1 e Yakuza Kiwami 2

Yakuza Kiwami e Kiwami 2 são dois games fantásticos, e agora em português as coisas ficam ainda melhores, fora o fato de que podemos surrar todo mundo em viagens para o trabalho, em casa de parentes, principalmente agora no fim do ano onde muita gente viaja, um Switch 2 na mão com o poder do dragão de Dojima é algo muito interessante para passar o tempo. Alguns pontos a resaltar:

– Localização em português do Brasil!

-Jogabilidade extremamente divertida

-História sensacional

-Talvez você sinta falta dos vários estilos de combate no Kiwami 2

-Personagens extremamente bem escritos

-O game está com uma performance muito boa

-Vários mini games divertidos para passar o tempo

-Poder jogar Yakuza em modo portátil é bem prazeroso

9