FTC solicita mais informações sobre acordos da Microsoft com Nintendo e Nvidia

A Comissão Federal do Comércio (FTC) dos Estados Unidos solicitou à Microsoft mais informações sobre seus acordos de 10 anos com a Nintendo e a Nvidia, bem como seus planos de exclusividade para o conteúdo da Zenimax e da Activision Blizzard. De acordo com documentos arquivados ontem, a FTC tem problemas com algumas das informações apresentadas pela Microsoft ao órgão regulador em relação à aquisição proposta da Activision/Blizzard.

A FTC solicitou que a Microsoft produza detalhes sobre os vários acordos que tem anunciado recentemente e alegou que a empresa pretende usar esses acordos como meio de justificar a aquisição aos órgãos reguladores. Além disso, a FTC busca “todos os documentos relacionados à exclusividade do conteúdo que a Microsoft adquiriu da ZeniMax e exclusividade do conteúdo que a Microsoft propõe adquirir da Activision”.

A Microsoft tem usado esses acordos como pilar em sua mensagem que justifica o negócio, alegando que, caso a aquisição de US$ 69 bilhões seja concluída, o Xbox poderá oferecer Call of Duty a mais de 150 milhões de jogadores adicionais, graças aos jogos oferecidos em outras plataformas.

A FTC também solicita “todos os documentos relacionados ao {REDACTED}, o nome-código para o ecossistema de jogos de próxima geração da Microsoft”. Ainda não se sabe exatamente a que o documento se refere quando menciona o “ecossistema de jogos de próxima geração”, pode se referir aos planos futuros da empresa para console, um novo serviço de jogos que ela planeja oferecer ou seus planos de jogos em nuvem para o futuro.

Os documentos também pedem que a Activision produza vários documentos que estavam faltando da fase anterior do processo, como descobertas relacionadas à relevância do jogo cruzado para os consumidores, quais fatores afetam as decisões de compra dos clientes e “documentos relacionados à suposta canibalização de jogos comprados (“buy-to-play”) por serviços de assinatura e se o comportamento do consumidor difere entre os usuários de compra para jogar e os usuários de serviços de assinatura”.

Fonte: VGC