Capcom removeu a controversa DRM anti-pirataria Denuvo da versão Steam de Resident Evil Village. O software foi acusado de causar problemas de desempenho com a versão para PC.
De acordo com o Dark Side of Gaming, uma nova atualização para o jogo lançada hoje removeu o DRM. Essa informação foi verificada pelo rastreador de mudanças do SteamDB, que adicionou uma entrada mais cedo hoje, que dizia: “Removido DRM de terceiros – Denuvo Anti-tamper, limite de ativação de máquina de 5 diferentes PCs em um dia”.
A remoção será bem-vinda pelos jogadores que evitavam a versão Steam devido a relatos de que o Denuvo afetava o desempenho do jogo. Quando o jogo foi lançado inicialmente em maio de 2021, os jogadores reclamaram que a versão para PC sofria com problemas de desempenho graves às vezes, com alguns sugerindo que o problema era em parte com o Denuvo, que é executado em segundo plano.
Essa sugestão ganhou mais credibilidade quando uma versão “crackeada” do jogo foi lançada em julho de 2021, que removeu a proteção contra cópia e funcionou notavelmente melhor do que o lançamento oficial como resultado.
Os hackers que afirmaram ter removido a proteção de conteúdo do jogo disseram que incluía tanto o Denuvo quanto a proteção contra cópia da Capcom, com as medidas anti-pirataria do editor incorporadas no Denuvo, “tornando-o ainda menos ideal”.
O editor de tecnologia da Digital Foundry, Richard Leadbetter, que comparou as duas versões diferentes do jogo em execução no mesmo PC, chegou à mesma conclusão, observando “tempos de quadro horríveis e uma queda na taxa de quadros na versão oficial, e uma melhoria gigantesca com o crack instalado”.
A Capcom lançou um patch mais tarde naquele mês projetado para melhorar o desempenho, especificamente declarando: “Foram feitos ajustes para otimizar a tecnologia anti-pirataria”. Não ficou totalmente claro se era o Denuvo ou a própria proteção contra cópia da Capcom que estava causando problemas de desempenho, ou os dois trabalhando juntos.
Agora que o Denuvo parece ter sido removido completamente do jogo, resta saber se ele fornecerá mais melhorias de desempenho em relação à versão corrigida.
Apesar dos problemas de PC, Resident Evil Village foi um sucesso no lançamento, com a Capcom observando que o jogo enviou 5 milhões de cópias em todos os formatos mais rápido do que os três jogos anteriores da série.